Violência doméstica e políticas públicas de enfrentamento:
R$80.00
Violência doméstica e políticas públicas de enfrentamento –
A emergência em saúde pública internacional da Covid-19 chegou ao fim. Os impactos da pandemia na vida das mulheres, porém, continuam presentes.
Mais do que dobro de mulheres adultas encontra-se fora do mercado de trabalho, comparativamente aos homens. O número de homens com ocupação formal ou informal ou em busca de emprego já ultrapassou a marca pré-pandemia; o mesmo não aconteceu com o trabalho feminino.
As mulheres que desistiram de procurar emprego, em 2022, apresentaram suas razões: 43,88% precisaram cuidar dos afazeres domésticos, filhos ou parentes; em relação aos homens, foram apenas 10%.
Os dados acima mostram o quanto a feminização da pobreza avançou no período da pandemia, o que leva a mais uma grave consequência para a vida das mulheres: trata-se da conhecida associação entre desigualdade de gênero e violência de gênero (no sentido de quanto maior uma, mais intensa a outra).
É por conta disso que a obra de Ana Paula Lamego Balbino Nogueira possui uma especial relevância: ao descortinar a violência doméstica na pandemia de covid-19 no Estado de MG e apresentar as políticas públicas para o seu enfrentamento, a autora traz, inclusive a partir de sua vivência profissional, contribuições valiosas que precisam ser conhecidas pelas pessoas que atuam na área e por aquelas que, indignadas com o quadro apresentado, pretendem contribuir para a transformação da brutal realidade.
Alice Bianchini
Especificação: Violência doméstica e políticas públicas de enfrentamento:
|