Tentação:
R$50.00
Tentação –
Último livro de Adolfo Caminha, Tentação foi publicado em 1896, um ano antes da morte do autor. O romance conta o desapontamento de um casal de provincianos em contato com as falsidades da vida na Corte e relata, com olhar crítico, o ambiente vivido pela Capital, Rio de Janeiro, no declínio do Segundo Reinado. Trata-se não apenas de um bom romance, mas também um registro histórico valioso. É uma obra que coloca personagens que ainda defendem a monarquia num período em que o Imperador já estava velho e a República já se fazia à porta. No meio das mudanças, os luxos da corte deslumbram o casal do interior, que terão que se segurar para não se entregar aos caprichos do dinheiro… e da carne.
Nesse romance não se vê os escândalos dos romances mais populares do autor, que preferiu, neste seu último trabalho, apelar para o pudor feminino. O livro é de uma leveza aconchegante, que fascina por sua atmosfera de simplicidade. A cena mais lúbrica é a de um beijo na mão de uma senhora casada, e a mais dramática corresponde a uma crise nervosa desta mesma senhora. Publicação despretensiosa, mas que agrada por manter-se num ritmo regular e cativante. É um passeio pela sociedade fluminense dos últimos anos do Império, com direito a piqueniques no Jardim Botânico e andanças pela Rua do Ouvidor.
O último romance de Adolfo Caminha é quase uma remissão de suas histórias atribuladas. É quando temos um Naturalismo tão sutil que chega a ser romântico.
Especificação: Tentação:
|