Adicionar a lista de desejosAdicionado a lista de desejosRemovido da lista de desejos 0
Adicionar para comparar

Sonetos em prosa e poemicos –

Sonetos em prosa, que abre o volume, reage por assim dizer à impressão visual que tivemos, jovem ainda, ao deparar os sonetos shakespearianos. E quando digo impressão visual, não faço figura, é isto mesmo, impressão retida em retina, os catorze versos de negro no deserto da página luzindo, com seu dístico final entrado – e saindo da combalida caravana, à moda de beduínos se desgarrando sabe Alá por obra de qual miragem.Que diabos tem que ver com essa alegoria desengonçada o bardo inglês, não me perguntem. Que diabos também tinha eu de soletrá-lo com meu inglês vigário?!

O que se pode perguntar, é o que sempre me pergunto, por que publicar “poesias” quem não é poeta? quem nunca cuidou da arte de versificar, por que destratar sonetos, e elisabetanos, (ingleses, que seja) alheios à tradição mais fecunda das nossas letras? Ensaio uma resposta, sincera e sem certeza. Nesta altura da vida, da história, do mundo, da baixa idade moderna, enfim, a literatura, que não existe mais, ou que imaginávamos existisse, se converteu em questão pessoal. Mas pessoal, se nos é lícito forçar o paradoxo, no sentido menos pessoal possível: não porque queira ver o que me tornei, isso já sei há séculos, senão no que pudemos nos transtornar. São os passos dessa paixão pobre, incertos, que os livrinhos inventariam, ecoam e cobrem.

………………………………………………………

Sobre o autor: Airton Paschoa é autor de de Contos tortos (1999), Dárlin (2003), Ver navios (2007), Banho-maria (2009) e A vida dos pinguins (2014), publicados pela Nankin, e foi um dos editores da rodapé – crítica de literatura brasileira contemporânea, revista que contou três números, também dados a público pela mesma editora. Com graduação em Jornalismo e mestrado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, escreve esporadicamente sobre cinema e/ou literatura e publica em algumas revistas de circulação nacional, como Revista Novos Estudos Cebrap, revistausp, Cult e piaui. Lançou em 2013 Poemitos (juvenilia), pela Dobra Editorial, e tem no prelo da Nankin Citações e Cinema e literatura.

Especificação: Sonetos em prosa e poemicos:

Autor

Formato

BOOK

Editora

ISBN

9788577511013

Ano de Publicação

2015

Número de Páginas

112.0

Dimensões

14.0 x 0.5 x 21.0

Idioma

Português

Edição

1

Encardenação

Brochura

Sonetos em prosa e poemicos:
Sonetos em prosa e poemicos:
Booklover
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart