Poemas reunidos:
R$75.00
Poemas reunidos –
Este belo volume dos Poemas reunidos, de Coelho Vaz, compõe e revela um percurso de mais de quarenta anos de talento e prática poética. É o fruto de uma vida. Melhor: produção e colheita de uma vida.
Nisso está a força e o encanto da poesia de Coelho Vaz, porque se trata de poesia vivida. O trabalho poético de uma voz que sabe dizer, desde o começo de seu percurso, as palavras e as coisas desentranhadas de experiências e vivências variadas e ricas, como quem expressa para se encontrar consi go mesmo, com sua terra, com sua região, com seu tempo e com o dentro do humano.
Estamos diante de uma poesia do visto e do vivido, na qual a sensibilidade do verbo recolhe o sumo daquilo que merece ser posto aos olhos, ao coração e à inteligência do leitor. Por sua vez, a memória filtra as experiências e legendas de um passado de comunidade, de fundação e construção dos lugares e das gentes de Goiás; memória que, sendo marcada de localismo, subjetividade, paixão recu-perada, erótico, é astuta no engendrar com essas matérias as marcas de seu universal.
Este volume dos Poemas reunidos, de Coelho Vaz, carrega também a peculiaridade, pouco comum, de, além do banquete de sua poesia, oferecer um conjunto variado de textos, de diferentes críticos, diversas vozes e olhares, que falam dessa poesia.
Em princípio, a poesia fala por si, tem seu poder, encanto e autonomia. Mas a presença, no mesmo volume, desse aparato crítico, não sendo, como não é, exercício de vaidade, disponibiliza para o leitor a oportunidade de um saudável confronto de idéias, leituras, opiniões e manifestações de sensibilidade e inteligência.
Isso faz também, em parte, a novidade deste volume, que merece a melhor atenção do público, quando reúne a poesia e sua crítica, de uma poderosa voz regional da poesia brasileira contemporânea. (Valentim Facioli)
………………………………………….
Sobre o autor: Geraldo Coelho Vaz nasceu em Goiânia e fez seus estudos iniciais em Catalão-Goiás. Em 1966 concluiu o curso de Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Goiás. É Professor em diversos estabelecimentos de ensino, inclusive, de Direito Penal e de Processual Penal, na Escola dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de Goiás. Repórter, por muitos anos, da Folha de Goyaz, dos Diários Associados e colaborador de diversos jornais da Capital e interior do Estado. Presidente por três vezes da União Brasileira de Escritores de Goiás, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da Academia Goiana de Letras e outras entidades culturais brasileiras. Foi secretário de Estado de Cultura de Goiás. Fundou os jornais A Voz do Escritor; Mutirão Cultural e Painel Cultural.
………………………………………….
Especificação: Poemas reunidos:
|