Os tempos de 2016: o fascismo na era da pós-verdade
R$124.70
Os tempos de 2016 – o fascismo na era da pós-verdade
Este livro nasceu da angústia de ver o projeto democrático do país se esvair com o Golpe de 2016, quando o Brasil se viu refém da necropolítica nefasta do neoliberalismo, resultado de mentiras e calúnias, de manipulações midiáticas, judiciais e de grupos financeiros do capitalismo improdutivo. Os tempos de 2016 não se encontram circunscritos ao referido ano, pois o Golpe de 2016 inicia-se antes e se espraia até os dias de hoje, 2021, por meio de uma prática fascista, dominadora e militar em que o tom da morte configura as cores de uma república em frangalhos.
Da dor, nasceu este texto por ocasião do meu pós-doutorado. Da necessidade de falar, nasceu este texto que agora você tem em mãos a fim de dar voz ao que nos ocorreu recentemente e nos atirou a esse caos agora cotidiano. Trata-se, sobretudo, de um exercício sem respostas, de observações tecidas no calor da escrita e do lamento pelo caminho que o país trilhava, e que se declinou na prática do genocídio diário seja na cidade, no campo, seja na periferia, nas favelas. Um genocídio que se perpetua desde o Brasil Colônia a matar os negros e os povos originários, a matar os que ousam discordar do Estado repressor e escravocrata.
A era da pós-verdade elegeu o negacionismo a desdenhar da ciência e da educação e instaurou o fascismo mortífero e pestilento. Contudo, nós elegemos a lucidez, a esperança e jamais abdicaremos do projeto de um Brasil soberano, justo e igualitário.
“Pátria livre, venceremos!”
****
Especificação: Os tempos de 2016: o fascismo na era da pós-verdade
|