Os meninos da colina:
R$50.00
Os meninos da colina –
Os meninos da colina, por Ravel Giordino Paz
Você se lembra? Pergunta o narrador de Os Meninos da Colina no início do livro. Parece se dirigir a alguém que, como ele, morou na Rua do Alto, nas alturas da colina; alguém que experimentou os prazeres e os desprazeres da juventude junto com sua turma.
Mas a pergunta também se dirige ao leitor. O jovem leitor há de enxergar ao seu redor um pouco das histórias do romance, e ver que uma matéria privilegiada para a literatura está à mão. A narrativa, para sorte de seus leitores, não oferece receitas para viver os amores e os temores da juventude, mas mostra que tanto os acertos quanto os erros compõem nossos “anos de formação” – e não há problema nenhum se eles estiverem juntos.
O leitor que não é mais tão jovem e tem a memória de suas descobertas já embotadas pela passagem dos anos redescobrirá lembranças doces, agridoces, amargas. Não porque todos os jovens são iguais (e não são), mas porque a descoberta da amizade, do amor, da alegria e mesmo da tristeza é algo que todos nós, meninos da colina ou não, temos em comum. É no desbravar da vivência que podemos nos enxergar nos meninos da colina.
É, de fato, um “romance juvenil”: sem pudores nem hesitações, com um ímpeto verdadeira e positivamente jovem, não tem medo de ser sincero. Graças à sinceridade, é também desprovido de um sentimentalismo de superfície – aquele sentimentalismo sempre mais idoso que jovem.
O que garante um tom memorialístico que nunca escorrega para o sisudo ou o piegas é a escrita de Ravel Giordano Paz. Se a vasta experiência de leitura de alguns autores resulta em pedantismo, Ravel consegue fazer sua pesada bagagem parecer leve e fácil de carregar. Dono de uma simplicidade calculada e de muito natural dicção, OsMeninos da Colina é uma estreia de peso na ficção – um peso que o leitor acha-rá, na verdade, muito leve.
Ramiro Giroldo
…………………………………………………
Sobre o autor: Ravel Giordano Paz se formou em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em 1998, migrou temporariamente para o estado de São Paulo, para fazer mestrado na Unicamp e depois doutorado na USP, sempre na área de Literatura. Posteriormente, Ravel se tornou professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em 2009, publicou o livro “Serenidade e fúria: o sublime assismachadiano”, fruto de seu doutorado, e em 2012 organizou, com Fábio Akcelrud Durão, “A indústria radical: leituras de cinema como arte- inquietação”, ambos pela Nankin Editorial.
Especificação: Os meninos da colina:
|