O grande desatino: mudanças climáticas e o impensável
R$65.00
O grande desatino – mudanças climáticas e o impensável
Neste ensaio sobre a crise climática, o escritor indiano Amitav Ghosh concilia reflexões sobre a literatura contemporânea, a história do colonialismo europeu e as relações entre moral e ação política hoje. Com uma abordagem conceitual incomum, procura repensar a era das mudanças climáticas sob uma perspectiva cultural mais abrangente.
A primeira parte do livro sugere que o gênero literário do romance (por sua forma e formação) mostrou-se até agora incapaz de dar expressão adequada aos eventos climáticos extremos que caracterizam nossa época. Para o autor, essa dificuldade de figuração literária apontaria para uma crise ainda maior das narrativas e da representação estética sobre nosso tempo.
Na segunda parte, Ghosh examina a centralidade do colonialismo europeu para a formação das economias dependentes em combustíveis fósseis, moldando seus imaginários modernos correspondentes, desde a literatura aos planejamentos urbanos. As consequências tem sido previsíveis. Não será por acaso que os maiores impactos do aquecimento global deverão ocorrer precisamente naquelas áreas urbanas que foram decisivas para a consolidação dos empreendimentos coloniais, sobretudo na Ásia e nos EUA.
A última parte analisa a tendência de ativismos políticos recentes, orientados pela ideia de justiça climática e pela tensão entre ação coletiva e moral individualista. Seu argumento de fundo abre-se para um dos debates mais relevantes sobre as ações a serem tomadas diante da crise climática. Ghosh defende a urgência de imaginarmos outros modos de existência social, sugerindo que a ficção literária desempenha um papel fundamental na construção desses novos imaginários.
Inclui posfácio do autor exclusivo para a edição brasileira
Texto de orelha: Eliane Brum
“O Grande Desatino – Mudanças climáticas e o impensável” recebeu em 2018 o Utah Award for the Environmental Humanities
Especificação: O grande desatino: mudanças climáticas e o impensável
|