Nas brenhas
R$54.70
R$54.70
Produtos relacionados
Box operação mãos limpas e lava jato: saiba tudo sobre as duas maiores operações contra a corrupção sistêmica na itália e no Brasil
Penso e acontece: o poder de transformar as suas ideias em realidade
Atitude mental positiva:
Kintsugi: o poder de dar a volta por cima
1 bilhão de motivos para você entender e aplicar os 3rs.: reorganizar; recuperar; reduzir.
Nas brenhas –
Em geral, leitores atentos conseguem ler as entrelinhas de uma narrativa. Aqui, Nádia Barbosa nos convida a ler as brenhas, o lugar escondido, onde, aparentemente, nada está escrito. Nas brenhas do que não está dito, retiro, com uma pinça cirúrgica, um parágrafo inteiro e deito sobre a página essas linhas: Com toda a força que Deus lhe deu e com um ódio que vinha das tripas, ela batia forte nos homens, nos cães, no chão, no ar, a querer banir todos aqueles bárbaros desalmados dos seus corredores. Os homens, à medida que Rita ia pra cima com a vassoura, recolhiam-se às paredes beges, de onde saíram. Nádia traça uma escrita desenhada à mão, recolhe palavras como quem pega, com delicadeza e destreza, uma pétala na superfície da água, Nádia tem amor pelas palavras, porque contar, narrar em prosa, pode ser perpetuar um diálogo que não pode ser esquecido: A avó perguntava, “o que tu tem, pequeno, tás pálido!”, “É fome, vó, é fome”, respondia e emendava “O que tem pra comer, vó?”, “chibé com peixe guisado”, replicava ela. E mesmo que a leitura siga em linha reta, na horizontal, a narrativa permite ao leitor o experimento de remar pelos furos e descer, no fluxo da correnteza, os rios e furos que podem ser vistos na página, na vertical… São pelas linhas curvas que autora rema, indo ao encontro dos caminhos imprevisíveis, porque o invisível também existe, e ao se passar os olhos por essas sendas, embrenhar-se pode ser perigoso: Como uma canoa à deriva, o menino ficou horas perdido. Por sorte, ele conhecia os sinais da floresta, entre eles, as batidas de porrete nas sapopemas do mututi.
Nas Brenhas é um lugar livro, um texto conto e outros contos com cantos estreitos em poucas linhas. A fotografia está na página, e também o filme, o teatro, a música e a poesia. Sim, estão nas entrelinhas; dito de outro modo, estão nas brenhas: ‘Praga de urubu magro não mata cavalo gordo’, como diz o ditado, concluiu a enfermeira, se despedindo e apagando as luzes da sala de atendimento, o seu último do dia.
Especificação: Nas brenhas
|



Não existe nenhuma avaliação ainda.