Movimentos sociais na cidade e no campo:
R$89.00
Movimentos sociais na cidade e no campo –
Movimentos sociais na cidade e no campo: olhares e questões contemporâneas, organizado por Cibele Saliba Rizek e Lindijane Almeida.
Envio a partir de 15 de julho de 2022.
Esta coletânea reúne textos de diferentes locais do Brasil para discutir a temática do território e dos movimentos sociais. Por meio dessa diversidade de locais e enfoca é possível traçar um panorama atual das mobilizações, protestos, reivindicações e insurgências da população entre os anos de 2013 e 2016, época emblemática da história do Brasil contemporâneo.
Os textos levantam problemas e impasses enfrentados pelo Partido dos Trabalhadores antes da efetivação do golpe de 2016, origem da mais profunda crise política brasileira contemporânea. Ao mesmo tempo, o olhar dos pesquisadores descortina resistências, lutas e embates contra o aumento da desigualdade e a crescente limitação dos direitos humanos que se estabeleceram nesse período.
Racismo, misoginia, práticas policiais violentas e ilegais, conflitos no campo são temas transversais que aparecem nos artigos, escritos por especialistas em diferentes áreas, como geografia, ciências sociais e urbanismo. A partir da leitura dos artigos é possível perceber a importância da organização, da mobilização, da manifestação e da legitimidade dos movimentos sociais.
Sobre as organizadoras
Cibele Saliba Rizek é professora Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU/ Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, também da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, reestruturação produtiva, habitação, espaço público e cidadania.
Lindijane Almeida é professora Associada II do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, pesquisando principalmente os seguintes temas: estado, democracia, participação, gestão pública, políticas públicas e cidadania. Atualmente, é Chefe do Departamento de Políticas Públicas, pesquisadora do INCT- Observatório das Metrópoles Núcleo Natal, líder do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas da UFRN, Conselheira do Conselho de Curadores (CONCURA) da UFRN, do Conselho Deliberativo da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas.
Especificação: Movimentos sociais na cidade e no campo:
|