Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Metodologia do pensamento econômico: O modo de fazer ciência dos economistas

R$171.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522487295

Ano de Publicação

2013

Número de Páginas

Dimensões

17 x 1.909 x 24

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: ddefa29f58ac Categorias: , Tag: Product ID: 38664

Descrição

Metodologia do pensamento econômico – O modo de fazer ciência dos economistas

A obra expõe as ideias básicas e contribuições principais dos mais importantes autores em metodologia e filosofia da ciência em geral, como Popper, Lakatos, Kuhn, Feyerabend e Laudan.
Em seguida, aborda as ideias metodológicas dos economistas. Começa com a metodologia dos clássicos: o convencionalismo de Smith e o abstracionismo de Malthus e Ricardo; o método apriorista do século XIX, de Senior, Stuart Mill e Cairnes; e as contribuições metodológicas de Weber e de autores da corrente do historicismo alemão. O método de Karl Marx é exposto em detalhes, procurando-se resgatar a sua visão peculiar da ciência econômica.
Prossegue o estudo com as contribuições de autores que apontam o caminho da construção dos fundamentos filosóficos e metodológicos do atual paradigma da economia. Depois, examina-se a contribuição filosófica de autores da escola austríaca. Uma exposição crítica do uso de ideias positivistas em economia é feita no capítulo que expõe e debate as ideias de Hutchinson, Knight e Machlup. O famoso texto metodológico de Milton Friedman é explorado a seguir.
O livro contempla também o operacionalismo de Samuelson, o organicismo de Maynard Keynes e o instrumentalismo epistemológico de Schumpeter. Por fim, aborda a visão atual da metodologia econômica.
A última parte do livro fornece orientações gerais e dicas de como fazer monografias, dissertação e teses acadêmicas.