Menino, gaiola e pássaro: poemas de Roberto Marcantonio – Obra póstuma
R$40.00
Menino, gaiola e pássaro – poemas de Roberto Marcantonio – Obra póstuma
Poemas musicados
Deste livro, constam 129 poemas de Roberto Marcantonio; 88 selecionados por ele; 41 escolhidos por Eudoxia Machado. E ainda há mais um presente para o leitor: esse QR Code com três músicas compostas por Flávio Oliveira a partir de poemas de Roberto, também acessíveis no site www.libretos.com.br.
Bom proveito!
“As palavras vencem a morte? Sim, porque nos trazem um pensamento e um sentimento vivos, que repousam ainda por trás delas, na escolha do vocabulário, no jeito de organizar a frase, na manha da pontuação. O que aqui temos é o jeito de ser, sentir e pensar de Roberto Marcantonio, que em seus poemas dá a ver uma geração inteira, sensível para a marcha do mundo lá fora e para as fortes mudanças na alma de quem viveu os anos 1960 e 1970 como jovem. Existencialismo, amor pela vida, sincera busca pelo sentido das coisas – eis os temperos de sua poesia.”
Luís Augusto Fischer
Professor e escritor
Roberto Marcantonio
O poeta (1941-2019) nasceu em Vacaria-RS. Desde 1949, viveu com sua família em Porto Alegre. Cursou Ciências Econômicas (PUCRS) com especialização em Economia (UFRGS). Movido por diversas paixões, a poesia mobilizou a sua energia vital. Compôs poemas de forma contínua de 1965 a 2017 paralelamente à sua profissão de economista.
Eudoxia Mendes Machado
Pedagoga, 72 anos, mestre em Administração Pública pela UFRGS e funcionária pública por mais de 40 anos. Nasceu em Dom Pedrito-RS, estudou e trabalhou por outros brasis: Boa Vista-RR, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Políticas de trabalho e renda, de proteção a crianças e adolescentes foram suas atividades centrais, entretanto, a literatura e a poesia sempre alimentaram sua existência.
Os poemas de vida e arte
Há uma fonte de onde jorra a poesia – o coração do poeta – e um território inundado por versos, sentimentos, imagens e pensamentos misteriosos, confissões e assombros. É o jogo com as formas e os temas do mundo, vertidos em palavras mágicas. Com o poeta, vagamos ou galopamos rumo ao mundo em que a realidade sem sentido adquire sua melhor forma, sentida em cenas oníricas, memórias, pulsões eróticas e as visões da morte, da ausência e
das saudades, de arcanos da história e do mundo revelados
por tinta cheia de energia.
Abre-se a janela de um poema e há criança ou borboleta a brincar, a estender sobre o cotidiano uma graça dourada, que o eleva ao grau mítico, em fábulas de momentos vividos que escapam da lâmina dos pêndulos e quiçá escapem também do poder da dama de preto. O poeta é Roberto Marcantonio, editado com amor por sua companheira Eudoxia, com o design sempre inspirado de Clô Barcellos. E esta orelha do livro enleva-se ouvindo poemas com acordes de Flávio Oliveira e muitos timbres maviosos, de um versejar pleno, forte e puro em suas belas verdades, a vida da arte, que tudo supera.
Especificação: Menino, gaiola e pássaro: poemas de Roberto Marcantonio – Obra póstuma
|