Manual prático de bioquímica orofacial:
R$275.00
Manual prático de bioquímica orofacial –
As ciências odontológicas passaram por grandes transformações nos últimos anos e décadas. As ciências básicas, assim como as novas tecnologias, têm se desenvolvido e influenciam o conhecimento. Uma melhor compreensão dos princípios biológicos foi implementada. Dessa maneira, é necessário um livro abrangente que cubra esses aspectos.
O livro Manual prático de Bioquímica Orofacial fecha essa lacuna. É um livro com 10 capítulos, destinado a alunos de graduação e pós‑graduação, bem como a profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de odontologia. O livro traz abordagem básica, com conhecimentos de biologia e química, da ciência para a prática odontológica. Começando com aspectos de mineralização biológica e composição e organização de estruturas dentais e periodontais, com insights sobre engenharia de tecidos. Em seguida, abordam‑se a composição e função da saliva, sua importância para a manutenção da saúde bucal e seu emprego no diagnóstico de doenças. O biofilme dentário é outro tema importante para a odontologia, e o respectivo capítulo visa a compreender a sua formação, os novos conceitos de simbiose e disbiose, fatores que induzem a disbiose e, consequentemente, o aparecimento de doenças bucais dependentes do biofilme.
Entre essas doenças, a cárie dentária é extremamente relevante. Portanto, possui um capítulo exclusivo para a compreensão de seu desenvolvimento e dos aspectos bioquímicos envolvidos nos processos de desmineralização e remineralização. Acompanhando o tema desmineralização, o desgaste dentário erosivo também é abordado em capítulo à parte, contendo aspectos etiológicos, clínicos e preventivos. Dentro dos aspectos preventivos, o fluoreto é o tema do 7º capítulo, que relata sua ingestão, metabolismo, toxicidade e mecanismo de ação no controle da cárie dentária e desgaste dentário erosivo. O uso de agentes antiplaca também é uma questão de interesse na manutenção de um biofilme simbiótico. Assim, os agentes convencionais e naturais são discutidos com base em evidências científicas. Para finalizar o livro, os dois últimos capítulos são direcionados a uma nova especialidade da odontologia, que é a harmonização orofacial. Os capítulos alicerçam as técnicas aplicadas na prática clínica, bem como os conceitos cosmecêuticos básicos, de modo a orientar a prescrição de produtos para uso domiciliar.
Em resumo, este livro traz conhecimentos básicos e biológicos para a prática clínica com base em evidências científicas. É recomendado para estudantes de odontologia, em graduação e pós‑graduação, e dentistas que atuam nas diferentes especialidades da profissão.
Especificação: Manual prático de bioquímica orofacial:
|