Louis Couty e o império do Brasil: o problema da mão de obra e a constituição do povo no final do século xix (1871-1891)
R$64.00
Louis Couty e o império do Brasil – o problema da mão de obra e a constituição do povo no final do século xix (1871-1891)
As últimas três décadas do século XIX marcaram momentos decisivos na história do Brasil. Na composição deste contexto encontramos vários nomes, entre os nomes o de Louis Couty, que até o momento figurava à sombra de eminentes figuras do Império. Este livro examina de modo profícuo e original a atuação e o pensamento do cientista francês Louis Couty entre as décadas de 1870 e 1890. Louis Couty e o Império do Brasil (1871-1891), é um livro que nos auxilia na compreensão do imbricado problema da mão de obra porque revela as conexões que este problema estabelecia com os anseios das elites imperiais quanto à constituição de um povo idealizado, e as conexões com a ciência, que traria as soluções para os problemas. Por tudo isso, Moisés Stahl entende Couty como um mediador das ideias novas que chegaram ao país a partir da década de 1870, ideias que Couty operou em solo brasileiro a partir da definição que realizou de uma de suas disciplinas, a Biologia Industrial, onde mesclou as ideias evolucionistas da época à realidade produtiva e social do Brasil, lançando teses sobre o país e seu povo. Desse modo, a associação enigmática entre raça e nação, vivida de forma tão angustiada pelas elites brasileiras do final do século XIX ganha, através desse estudo, uma inteligibilidade nova.
Especificação: Louis Couty e o império do Brasil: o problema da mão de obra e a constituição do povo no final do século xix (1871-1891)
|