Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Introdução à metodologia da ciência:

R$152.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522415540

Ano de Publicação

1985

Número de Páginas

Dimensões

15.5 x 0.502 x 21.5

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: 99f1aaef5ebe Categorias: , Tag: Product ID: 37933

Descrição

Introdução à metodologia da ciência –

Este texto parte da idéia de que as ciências sociais possuem especificidades que precisam de uma metodologia própria para suas pesquisas e análises. Tais especificidades advêm da realidade de que tratam, ou seja, uma realidade intrinsecamente ideológica, histórica e política. Esta marca não impossibilita, porém, o uso dos métodos típicos das ciências naturais. Delas as ciências sociais têm muito que aprender. Mas não podem descaracterizar-se, porquanto, reduzindo a realidade social à natural, não se explica, apenas se deturpa.
O texto assume que a metodologia própria das ciências sociais seja a dialética, porque é mais capaz de aprender as particularidades da realidade social, tais como: historicidade, processualidade, ideologia, consciência histórica, dimensões qualitativas e identidades de contrários. Nem por isso se esconde o fato básico de que não pode existir uma única dialética. Pelo contrário, são muitas.
No relacionamento com o objeto adota a óptica do “objeto construído”, porque estabelece um contato dinâmico e fecundo entre o pesquisador e a realidade pesquisada. Não se fixa em campos exclusivos de pesquisa, principalmente da pesquisa empírica clássica. Reconhece, pelo menos, quatro gêneros de pesquisa: a teórica, a metodológica, a empírica e a prática.
Livro-texto para a disciplina METODOLOGIA DA PESQUISA, dos cursos de graduação em Ciências Sociais.