Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais: Só há intervenção quando há consentimento?
R$45.00
Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais – Só há intervenção quando há consentimento?
O grande objetivo desse ensaio é trazermos parte do resultado do estudo desenvolvido no Doutorado em Educação, permitindo que o leitor se aproprie do entendimento sobre o panorama educacional, para que possa fazer uma leitura mais crítica do que nos rodeia em especial no campo das Políticas de Educação.
É necessário destacar que o cenário mundial, instado a partir dos anos 1980, definiu um conjunto de mudanças que implicou numa nova concepção sobre o papel do Estado e sobre a influência do econômico em todas as áreas. Este é, também, parte do pano de fundo das reformas sofridas pela educação e que deram origem a uma enormidade de atos legais, de documentos construídos pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação, desenhando as reformas que se sucederam. Esse cenário trouxe, em sua constituição, um conjunto de novos referenciais que determinaram o desenho a partir do qual as políticas de formação de professores se constituíram. A produção instiga que continuemos vigilantes porque estamos diante de um novo momento em que poderemos vivenciar retrocessos em relação a conquistas históricas no campo da educação e, mais notadamente, na formação de professores.
Especificação: Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais: Só há intervenção quando há consentimento?
|