Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

História do pensamento econômico: Uma abordagem introdutória

R$143.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522401482

Ano de Publicação

1986

Número de Páginas

Dimensões

15.5 x 0.67 x 21.5

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: d2b30a163c14 Categorias: , Tag: Product ID: 37908

Descrição

História do pensamento econômico – Uma abordagem introdutória

Este livro, fugindo da tendência das obras que elegem um modelo como verdadeiro e procuram reduzir todos os demais a este paradigma, tem dois propósitos definidos: expor as principais correntes do pensamento econômico que se cristalizaram em escolas e incentivar a volta às fontes desse pensamento.

A história do pensamento econômico, por mais científica que se pretenda, não escapa a certo subjetivismo.

Este livro caminha nesta direção, procurando mostrar que os grandes economistas sempre partiram de problemas concretos, típicos de sua época, levando em conta, explícita e implicitamente, certo ideal de sociedade. Nesse sentido, a economia pode deixar de considerar a ideologia e seus reflexos na formação do pensamento econômico. A ideologia na economia foi aqui tratada com seriedade, profundidade e rigor.

Há uma posição contrária a esta que julga possível a construção de uma “ciência econômica” sem referência explícita à forma de sociedade existente e às forças econômicas, sociais e políticas atuantes no interior dessa sociedade. Esta posição tipicamente neopositivista foi abandonada neste livro cujo fio condutor é a noção de historicidade como categoria básica na formação do pensamento econômico.

Ao final de cada unidade são apresentadas questões para verificação da aprendizagem e uma pequena bibliografia comentada, que chama a atenção para a obra dos grandes economistas.