Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

História do direito: Perspectivas histórico-constitucionais da relação entre Estado e religião

R$145.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522480302

Ano de Publicação

2013

Número de Páginas

Dimensões

17 x 1.01 x 24

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: 20307550cb40 Categorias: , Tags: , , , Product ID: 38557

Descrição

História do direito – Perspectivas histórico-constitucionais da relação entre Estado e religião

O Estado brasileiro é laico. A Constituição Federal de 1988 consagrou essa assertiva, ao não adotar nenhuma religião como oficial. Há, contudo, referência a DEUS logo no preâmbulo da nossa Constituição.
Embora não haja adoção de uma religião oficial e o texto constitucional garanta a liberdade de crença religiosa, questiona-se a existência da influência religiosa nas decisões político-legislativas do Estado.
Observando-se a evolução do Estado e das principais religiões ao longo dos séculos, constatamos que Estado e Religião sempre estiveram lado a lado ou, por vezes, representados em um só corpo.
Depois de revoluções, guerras e modificações na relação Estado-Religião, ainda hoje temos Estados chamados de Confessionais, em que se adota uma religião oficial, ao lado dos chamados Estados Laicos, garantidores do Direito dos Diversos.
A reflexão histórico-filosófica leva à ponderação de que a neutralidade não significa aversão, tampouco indiferença a princípios e valores éticos fundamentais, arregimentados, notadamente, pela herança cristã, de considerável importância para a vida social, fundamentando leis e políticas públicas de diferentes Estados.
O objetivo do presente livro é o de apresentar uma ponderação sobre a aparente laicidade do Estado brasileiro, demonstrando a influência da crença religiosa na esfera político-legislativa sob uma perspectiva histórico-constitucional.