Gênero, sexualidade e trajetórias de escolarização:
R$54.90
Gênero, sexualidade e trajetórias de escolarização –
Pautando-se nas tensões existentes nas políticas educacionais e trajetórias de escolarização enquanto campos de disputas e palcos de processos de subjetivação, tanto direcionados à adequação e conformidade, quanto à constituição de processos criativos, subversivos e resistentes, as organizadoras e o organizador buscaram, com esse livro, contribuir para divulgação de conhecimentos e práticas produzidas no âmbito das ciências humanas e sociais, bem como auxiliar na formação de discentes e profissionais com reflexões sobre múltiplas dimensões que envolvem gênero e sexualidade na trajetória escolarização dos indivíduos e grupos.
O livro tem como marca transversal uma concepção crítica sobre o conservadorismo, a escola e as disputas nas políticas educacionais. Os diferentes capítulos, organizados em três partes, trazem como as tensões delineadas no cotidiano se expressam na formação e na relação entre indivíduos, grupos e instituições. A leitura do escrito evidencia o longo caminho que ainda resta para que a educação sexual se efetive nos diferentes níveis de ensino e que seus ganhos permeiem as formas de relacionamento social, vínculo afetivo, formas de organização do trabalho e do cotidiano. Os escritos evidenciam também o cenário atual de avanço de setores religiosos e políticos conservadores e anti-direitos que colocam em risco os tímidos avanços na educação sexual integral e saúde sexual e (não) reprodutiva no Brasil.
Assim, as organizadoras e o organizador pretendem que a coletânea instrumentalize problematizações; fundamente avaliação e produção de políticas públicas; inspire pesquisas e intervenções; e faça coro à produção crítica no campo de gênero e sexualidade. No entanto, se os anseios forem utópicos, que sirva, ao menos, para produzir estranhamento no leitor acerca das recentes políticas pautadas em moralidades que têm como foco a negação de direitos, inviabilização da liberdade de pensamento e invisibilizar as diferenças.
Especificação: Gênero, sexualidade e trajetórias de escolarização:
|