R$139.90

Adicionar a lista de desejosAdicionado a lista de desejosRemovido da lista de desejos 0
Adicionar para comparar

Fratura – vida e cultura no ocidente, 1918-1938

Do autor de Os anos vertiginosos, Fratura interpreta o impacto do período entreguerras na vida social e intelectual do Ocidente — as poucas décadas de paz que deram origem aos movimentos políticos e culturais que definiriam o século XX.

 

Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, em 1918, o Ocidente estava quebrado. A fé religiosa, o patriotismo e a crença no progresso humano foram postos em xeque pela carnificina em massa vivenciada pelos dois lados do Atlântico. Em choque e traumatizados, fomos obrigados a encarar um mundo que não mais reconhecíamos: a velha ordem havia colapsado, substituída pela era das máquinas. O mundo avançou sobre engrenagens e andaimes, e novas ideologias aterrorizantes surgiram dos destroços de velhas crenças.

Em Fratura, o aclamado historiador Philipp Blom argumenta que, após esse grande conflito, nossas energias foram direcionadas para dentro, dando origem a aventuras hedonísticas, estéticas e intelectuais de autoconhecimento. Foi um período de amarga desilusão e progresso visionário. Do surrealismo à obra A decadência do Ocidente, de Oswald Spengler; de Metrópolis, de Fritz Lang, à física teórica; e do art déco ao jazz e à dança de Charleston, artistas, cientistas e filósofos se debateram com a questão de como viver e no que acreditar em uma era fraturada.

Sintomas mórbidos emergiram simultaneamente: o progresso e a inovação se chocaram em toda parte com o racismo e a xenofobia crescentes. Os Estados Unidos fecharam suas fronteiras para os refugiados europeus e foram tomados pela pobreza desesperadora causada pela Grande Depressão. Em ambos os lados do Atlântico, eleitores desencantados recorreram ao fascismo, formando partidos políticos baseados na violência e na vingança que pressagiavam o horror de uma nova guerra.

Recriando vividamente essa era de ambição, arte e inovação sem paralelos, Blom retrata as mudanças sísmicas que definiram o período entreguerras e continuam a moldar o nosso mundo até hoje.

Especificação: Fratura: vida e cultura no ocidente, 1918-1938

Autor

,

Formato

BOOK

Editora

ISBN

9786555871852

Ano de Publicacao

2025

Numero de Paginas

560

Idioma

Português

Edição

1

Encadernacao

Brochura

Dimensões

15.5 x 2.6 x 22.5

1 avaliação para Fratura: vida e cultura no ocidente, 1918-1938

5.0 fora de 5
0
0
0
0
0
Escreva uma avaliação

Não existe nenhuma avaliação ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Fratura: vida e cultura no ocidente, 1918-1938”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fratura: vida e cultura no ocidente, 1918-1938
Fratura: vida e cultura no ocidente, 1918-1938

R$139.90

Booklover
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart