Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica –
A eliminação intestinal também está entre as necessidades biológicas do ser humano, assim como a oxigenação, circulação, micção, alimentação, dentre outras. O controle sobre ela deve ser parte fundamental de qualquer programa de reabilitação. Contudo, ao abordar um paciente, a função intestinal tem sido investigada, e suas disfunções incluídas no plano de tratamento fisioterapêutico? Quando se pensa em um paciente com comprometimento neurológico, há um estigma já concebido. Independentemente de sua etiologia e/ou condição, são visivelmente mais notórios achados clínicos, como comprometimentos sensório motores decorrentes de complicações musculoesqueléticas impostas pela lesão ou doença neurológica. Porém, devido à sua crescente incidência e ao impacto na qualidade de vida em termos sociais, econômicos e funcionais, o intestino neurogênico merece considerável atenção.
Indivíduos com doença ou lesão do sistema nervoso têm um risco maior de perda de controle intestinal do que outras pessoas; isso é denominado disfunção intestinal neurogênica. Há uma complexidade clínica envolvida nesta disfunção, a combinação de um quadro clínico ora de constipação intestinal, ora de incontinência anal. Aproximadamente dois em cada três pacientes com doença neurológica desenvolvem sintomas gastrointestinais no decorrer da doença; assim, o intestino neurogênico não deve ser negligenciado.
A gestão do paciente com intestino neurogênico é um desafio diagnóstico e terapêutico. Esta disfunção intestinal, na maioria das vezes, não é valorizada ou é subdiagnosticada, e geralmente não recebe um tratamento adequado e realmente efetivo. Problemas intestinais, como a disfunção intestinal neurogênica, causam muita ansiedade e angústia, podendo reduzir a qualidade de vida daqueles que vivem com esses problemas de saúde e até mesmo de seus cuidadores.
Ademais, este problema possui importante relevância, pois causa constrangimento e isolamento social, impactando negativamente na integração social e na independência. Na maior parte dos casos de pacientes com intestino neurogênico, a conduta usual é o uso de fraldas, medicamentos laxantes e/ ou lavagens intestinais. Em um primeiro momento, a fisioterapia dificilmente é pensada como terapêutica a ser empregada.
A fisioterapia pélvica pode contribuir significativamente para a reabilitação intestinal e impactar positivamente a qualidade de vida dos pacientes com intestino neurogênico. Neste caso, a terapêutica envolvida visa proporcionar a maior funcionalidade intestinal possível, encontrando soluções que respeitem e valorizem a individualidade dentro de uma perspectiva humanizadora.
A avaliação e o tratamento de indivíduos com intestino neurogênico devem ser conduzidos com grande ação humanizadora e alta capacidade crítica reflexiva. Assim, para que a fisioterapia realmente seja efetiva na reabilitação do intestino neurogênico, ela precisa apresentar uma abordagem cinético funcional adaptada à vida cotidiana do paciente e baseada em evidências. Considerando esse contexto, este livro foi idealizado e escrito para apresentar possibilidades de como deve ser abordado o paciente com comprometimento neurológico e intestino neurogênico, dentro de uma perspectiva que integra o conhecimento clínico e a abordagem da fisioterapia pélvica, sempre baseados nos preceitos da humanização e da ciência.
Neste livro, são apresentados os conceitos teóricos e fundamentos sobre o sistema digestório e seu funcionamento, conceitos e classificações sobre o intestino neurogênico, quadro clínico, complicações decorrentes, avaliação da fisioterapia, abordagem fisioterapêutica em cada tipo de intestino neurogênico em pacientes adultos e a importância do trabalho em equipe multiprofissional. Todos os capítulos enfatizam os conhecimentos necessários para a atuação efetiva do fisioterapeuta no atendimento de pacientes com intestino neurogênico.
Especificação: Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica
|
1 avaliação para Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica
Seja o primeiro a avaliar “Fisioterapia pélvica na disfunção intestinal neurogênica”
R$70.59


Não existe nenhuma avaliação ainda.