Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Finanças públicas e democracia:

R$83.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522482306

Ano de Publicação

2013

Número de Páginas

Dimensões

17 x 0.67 x 24

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: ae40c91105da Categorias: , Tag: Product ID: 38585

Descrição

Finanças públicas e democracia –

O objetivo deste livro é o de evidenciar a necessidade da releitura do controle das finanças públicas, demonstrando que o controle deve começar na elaboração da proposta orçamentária, que é o passo inicial do processo.
O eixo em torno do qual gira o desenvolvimento do estudo tem como referência as ideias de Estado de Direito e Democracia. Destarte, a releitura do controle das finanças públicas está direcionada, exatamente, para acontecer no contexto do Estado de Direito e com padrões e referências democráticas.
Para alcançar o objetivo proposto considera-se a intersecção entre o Direito Financeiro e o Direito Econômico, tendo como imperativo a compatibilização e adequação entre meios e fins das atividades governamentais, que, a seu turno, vinculam-se, tanto na forma quanto no conteúdo, às finalidades, objetivos e fundamentos do Estado tal como constitucionalmente estabelecidos.
Assim, concebe-se que a releitura proposta implica na realização do controle conforme o direito e a democracia, buscando, ao fim e ao cabo, aproximar nos limites do possível as escolhas feitas, a eleição dos meios e a concretização em padrões de afinidade e fidelidade.
Em síntese, o livro aponta meios e instrumentos para a participação popular através de institutos de natureza constitucional com a finalidade de democratizar o controle, em gênero, das finanças públicas, com a inclusão da cidadania.