Faces do martírio: anorexia e santidade – Uma abordagem psicanalítica
R$53.00
Faces do martírio – anorexia e santidade – Uma abordagem psicanalítica
Este livro é o resultado da publicação atualizada da tese de doutorado em Psicologia Clínica “Sob o olhar da Santa Madre: articulações entre a vida de Santa Veronica Giuliani e a clínica de anorexia” (2015), defendida na PUC/SP, sob orientação do dr. Manoel Berlink.
O texto da autora Cybelle Weinberg relaciona fatos da vida de Santa Veronica que viveu na Itália na passagem dos séculos XVII para o XVIII com a clínica atual de anorexia. Analisa seus diários e os registros de sua canonização que mostram como o modo perseverante de vida da santa, marcado por períodos de jejum intenso, violência contra o próprio corpo e busca de santidade aproxima-a das pacientes com sintomas anoréxicos.
Há ainda um paralelo entre dois tipos de relação: o das santas e mártires do Cristianismo com a Igreja, e a das meninas anoréxicas com suas mães. Cúmplices de um projeto que pode levar à morte, essas duplas atendem ao apelo de um ideal de perfeição. A análise dessas vidas — marcadas pelo excesso — mostra como um Ideal, nascido e construído nos inícios da era medieval ocidental, transcende os tempos e se revela na singularidade de cada um.
Este livro abre a coleção CEPPAN, sobre anorexia e bulimia, para a Sá Editora.
Cybelle Weinberg é psicanalista, Mestre em Ciências pela FMUSP e Doutora em Psicologia Clínica pela PUCSP. Autora dos livros: Por que estou assim? Os momentos difíceis da adolescência. São Paulo, Sá, 2007; Do altar às passarela: da anorexia santa à anorexia nervosa. São Paulo, Annablume, 2006.
Como Organizadora, é responsável pelas seguintes obras: Psicanálise de Transtornos Alimentares, Vol. 1 e 2. São Paulo, Primavera, 2010 e 2016; Geração Delivery: adolescer no mundo atual, São Paulo, Sá, 2001; Sabores inconscientes: receitas sem culpa, São Paulo, Sá, 2008; Transtornos Alimentares na infância e adolescência. São Paulo, Sá, 2008; Psicanálise de Transtornos Alimentares, Vol. 1 e 2. São Paulo, Primavera, 2010, 2016. Escreveu vários artigos que estão reunidos no site www.cybelleweinberg.com.br
A Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN) foi criada em 2000, pelas psicanalistas Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg, como um núcleo de pesquisa do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Iniciamos primeiramente um grupo de estudos sobre o tema, que se transformou num grupo de pesquisa e atendimento. A partir de 2004, tornou-se um grupo independente, mantendo os mesmos propósitos iniciais de buscar um referencial teórico-clínico que alicerce a prática da Psicanálise nos transtornos alimentares. A CEPPAN oferece atendimento clínico, supervisão clínica, grupos de estudos, cursos de aperfeiçoamento, palestras, seminários e grupo psicoeducativo para pais, familiares e cuidadores de pacientes com transtornos alimentares. www.redeceppan.com.br
Especificação: Faces do martírio: anorexia e santidade – Uma abordagem psicanalítica
|