Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Dolo e direito penal: Modernas tendências

R$66.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522487318

Ano de Publicação

2014

Número de Páginas

Dimensões

17 x 0.67 x 24

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: e90ad5cffbf9 Categorias: , Tags: , Product ID: 38666

Descrição

Dolo e direito penal – Modernas tendências

A presente obra reúne trabalhos de vários autores, espanhóis e brasileiros, que se debruçaram sobre o tema do dolo em Direito Penal buscando aprofundar as discussões sobre os problemas mais importantes que surgem nesse campo.
O tema do dolo é um dos mais discutidos no moderno Direito Penal. Há questões centrais a respeito da imputação que passam necessariamente por um conceito jurídico de dolo. Para que se reconheça que alguém atuou dolosamente, é preciso que tenha atuado com consciência e vontade ou bastará a consciência? Em que consiste o aspecto consciência, a respeito do dolo? Será a antevisão do resultado provável ou apenas a ciência a respeito das variáveis implicadas? Como é possível imputar um fato dolosamente se o que se passou na mente do autor é inacessível ao julgador? O dolo é um dado ontológico ou um juízo normativo?
Todas as modalidades de dolo – direto de 1o e 2o graus e eventual – contemplam os mesmos elementos? Se é necessária uma diferenciação, como ela se dá? Quais os limites entre dolo e culpa? Dolo e culpa são coisas diferentes ou são graus diferentes da mesma desvaloração?