Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Ditadura, a cumplicidade da Volkswagen e a resistência dos trabalhadores:

R$64.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9786559662203

Ano de Publicação

2024

Número de Páginas

Dimensões

14 x 21 x 1.8

Idioma

Português

Edição

Encardenação

Descrição

Ditadura, a cumplicidade da Volkswagen e a resistência dos trabalhadores –

Éramos lores. Os mais velhos deram pais de filhos pequenos e uma família em formação. Sonhávamos em ver triunfar a justiça. Mas nossos sonhos eram barrados nos abusos, que se multiplicavam contra os que se opunham ao arbitrio da ditadura.

A barbarie não tinha limites, nem nas empresas. Prisões aconteceram dentro da fábrica e lá a tortura começava, para depois prolongar-se nos porões do Estado. Humilhações eram constantes, com *chiqueirinhos” para os que não se curvavam à intolerância e endereços eram fornecidos com as fichas funcionais. Era a cumplicidade entre a ditadura e as empresas transnacionais.

Décadas se passaram e as páginas dessa história ficaram escondidas. Até que as provas da cumplicidade foram reveladas pelas Comissões da Verdade. Os trabalhadores perseguidos, presos e torturados, que não pararam de lutar, finalmente viram a luz da justiça acender. O resultado da luta, no caso da Volkswagen, maior montadora de veículos no Brasil daquela época, foi vitorioso, com o reconhecimento das violações aos direitos humanos que cometeu na ditadura. Este livro resgata todo esse percurso e deixa registrada a verdadeira história do que os trabalhadores na Volkswagen viveram nos anos de chumbo. E, ainda que tardiamente, mostra que o sonho daqueles jovens não era impossível. (Associação Heinrich Plagge)

Sobre o organizador: Associação Heinrich Plagge é o resultado do amadurecimento de reuniões realizadas entre os trabalhadores da Volkswagen do Brasil que, desde 2015, discutem memória, verdade, justiça e reparação na busca por Direitos Humanos.