Das dores:
R$58.00
Das dores –
Numa tentativa desesperada de pôr um ponto final na política de extermínio de jovens periféricos, Maria das Dores ampara o corpo do filho, assassinado pela polícia, e ameaça se matar ao vivo, em rede nacional. Essa é a peça que se desenrola diante dos olhos e das interferências de um Autor e de Neuza, uma mãe que de fato perdeu o filho e assiste à adaptação de sua tragédia para o palco.
O autor Marcos Bassini entrelaça as duas narrativas numa combinação de prosa, verso e música, não apenas direcionando críticas à polícia, às autoridades e à política de extermínio de jovens periféricos como também levando ao questionamento da participação de toda a sociedade nessa tragédia.
Integrando a Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó, Das Dores é uma dentre as 14 dramaturgias criadas por autoras e autores da quinta turma (2019) do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, com orientação do diretor e dramaturgo Diogo Liberano.
AUTOR: A senhora sabe o que a gente vai ver hoje, não é?
MARIA DAS DORES: Uma peça de teatro com a minha história.
AUTOR: Isso. Um musical. Ou quase um musical. Tem poesia, também. Que nem Morte e vida severina, a senhora já ouviu falar?
MARIA DAS DORES: Sim.
AUTOR: É um auto de Natal de um poeta chamado João Cabral de Melo Neto.
MARIA DAS DORES: Eu conheço.
AUTOR: Foi musicado pelo Chico Buarque.
MARIA DAS DORES: Eu já assisti.
AUTOR: Só que, enquanto aquela peça falava dos Severinos que sofriam com a seca do Nordeste, a minha é sobre as Marias que sofrem com a violência que mora e invade as comunidades. Podemos começar?
Sobre o autor
Marcos Bassini é autor do livro de poemas Senhorita K, criador do slam de poesia falada Haicai Combat e roteirista da audiossérie Sulamita Coach. É também produtor de áudio e tem composições gravadas por músicos como Baia e Mané Sagaz, banda da qual era vocalista. Trabalhou também como redator em agências de publicidade como Artplan, DPZ e McCann.
Sobre a coleção
A Coleção Dramaturgia publica, desde 2012, textos de dramaturgos da cena teatral brasileira e internacional. Os livros ajudam a construir a memória do teatro do nosso tempo, marcando um novo registro do cenário da dramaturgia contemporânea. Em 2015, a Cobogó lançou ainda a Coleção Dramaturgia Espanhola e em 2019 a Coleção Dramaturgia Francesa e a Coleção Dramaturgia para Crianças. São mais de 50 autores publicados em 80 títulos lançados.
Especificação: Das dores:
|