Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Controle externo das contas públicas: O processo nos tribunais de contas do Brasil

R$128.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9788522488919

Ano de Publicação

2014

Número de Páginas

Dimensões

17 x 0.971 x 24

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: f9c590c40d55 Categorias: , Tag: Product ID: 38701

Descrição

Controle externo das contas públicas – O processo nos tribunais de contas do Brasil

Para evitar o arbítrio e o desrespeito aos direitos fundamentais do homem como garantia da perpetuidade do estado democrático de direito foram criados os mecanismos de controle recíproco, chamado de “sistema de freios e contrapesos”, nascido da “teoria da separação dos poderes”, de Montesquieu.
Referido controle – denominado como político, mas que também pode ser classificado como um controle externo – busca a preservação do equilíbrio das instituições políticas e democráticas do País.
Neste livro, a abordagem destaca o controle político-financeiro, exercido pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas da União é responsável pelo controle externo da administração pública no âmbito federal, sendo modelo para o desempenho dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.
A obra visa demonstrar o modelo desenhado pela Constituição Federal e aplicado pelo órgão de controle externo, de modo a entender a lógica da fiscalização e julgamento das contas públicas.
Para complementar o estudo da parte conceitual, a obra oferece os seguintes recursos: Exercícios de fixação ao final de cada capítulo e Temas para pesquisa e discussão.