Comunistas no Brasil – 100 anos: um partido centenário para um novo tempo
R$49.70
Comunistas no Brasil – 100 anos – um partido centenário para um novo tempo
***
O que nos moveu a escrever e publicar este trabalho foi o desejo de opinar como militantes que se dedicam há décadas à construção partidária sobre alguns aspectos que nos parecem essenciais e determinantes, e responder a perguntas que fazem parte do debate político e ideológico. Passados 100 anos desde seu aparecimento na constelação de partidos brasileiros, o Partido Comunista tem um lugar político prático, uma missão contemporânea a cumprir? Uma linha revolucionária voltada para a transformação total e profunda da sociedade – o que em nossa opinião pressupõe uma ruptura com a ordem vigente e o advento de uma nova sociedade, a socialista, – é capaz de constituir maioria na sociedade atual? Em suma, a construção permanente do partido comunista é viável ou uma quimera? Ou a época atual é receptiva apenas a partidos de direita, social-democratas e a formações de “esquerda” que veem a luta por mudanças a partir de nichos em que se fragmentam as lutas sociais? Buscamos responder a estes questionamentos a partir das lições da história centenária do partido. Neste labor reforçamos a convicção de que o Partido Comunista tem um papel singular no desenvolvimento político do país.
***
O PCdoB se insurgiu contra a Declaração de Março de 1958 e resgatou a antiga sigla. O fato é que o PCdoB superou as provas da sua história e se manteve firme, sem se deixar seduzir pelo discurso eurocomunista, nos anos 1970, e liquidacionista na época do fim da União Soviética. Basta observar que o maior partido comunista ocidental, o italiano, simplesmente desapareceu.
O PCdoB enfrentou a ditadura e se inseriu ativamente no quadro nacional, participou de governos de todos os níveis, tem importância na arena sindical, popular e estudantil e, embora reduzido no início, ultrapassou todos os outros agrupamentos que se denominam marxistas ou comunistas em número de filiados e influência na sociedade brasileira.
Ao celebrar seu centenário, o PCdoB enfrenta novos desafios em meio a um quadro político complexo.
***
Especificação: Comunistas no Brasil – 100 anos: um partido centenário para um novo tempo
|