Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Cidadania digital – A conexão de todas as coisas:

R$119.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9786559661749

Ano de Publicação

2023

Número de Páginas

Dimensões

14 x 2 x 21

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: 0ef0768b506a Categorias: , Tags: , , , , Product ID: 23546

Descrição

Cidadania digital – A conexão de todas as coisas –

CIDADANIA DIGITAL – A CONEXÃO DE TODAS AS COISAS, de Marina Magalhães, Massimo di Felice e Thiago Franco (orgs.)
As redes de dados e arquiteturas de conexão contemporâneas existem sob formas distribuídas de inteligência, capazes de conectar entidades diversas. Desse modo, não vivemos mais apenas dentro de limites de países ou cidades, mas também por intermédio dos meios digitais que estão distribuídos por toda a biosfera e que atravessam paisagens, cidades, florestas e fronteiras.

Embora seja um fenômeno crescente, ainda há poucos estudos sobre a sua inserção e consequências quanto aos povos originários e das florestas. Assim, a presente obra visa abordar tais condições por meio de uma perspectiva ecológica dessas relações. Este livro coletivo resulta dos debates promovidos no III Congresso Internacional de Cidadania Digital, um espaço transdisciplinar criado no coração da Amazônia (Manaus e Parintins, AM) para analisar as relações comunicativas com o ambiente.

Tais relações passam pelos entes, pelas cosmologias ocidentais e não ocidentais (ameríndias), pelos atores humanos e não-humanos e pelos diversos povos, levando em consideração o antropocentrismo, as comunidades e grupos em situação de minoria ou vulnerabilidade social, a partir do estudo das redes, do net-ativismo e da cidadania digital.

Basicamente, este projeto acolhe reflexões sobre as tecnologias, inteligências, não-huma nos e comunicações em redes, em consonância com as comunidades tradicionais e com a floresta Amazônica.

Marina Magalhães de Morais é Professora Adjunta no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (2008) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Massimo Di Felice é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP). Sociólogo pela Università Sapienza di Roma (Itália) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos.

Thiago Franco é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenador do curso de Relações Públicas e professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGGIDH). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Comunicação, Cultura e Cidadania e Bacharel em Comunicação Social pela UFG.

Autores: Adriana Bravin, Adriano Clayton da Silva, André Dalla Pozza, Antonio Simões Ariene Susui, Bruno Madureira Ferreira, Derrick de Kerckhove, Eli Borges, Júnior Eliane Schlemmer, Eliete Pereira, Evandro J. M. Laia, Francy Wotete Gustavo, Vieira Costa, Janete Monteiro Gomes, José Alberto Sánchez Martínez, Josias Ferreira de Souza, Lara L. Guimarães, Lúcia Santaella, Maria Audirene de Souza Cordeiro, Marcella Schneider Faria-Santos, Marcelo Rodrigo da Silva, Mariana Lacerda Barboza Melo, Marina Magalhães, Massimo Di Felice, Matheus Soares M. Cruz, Rita Nardy, Rodrigo José Lima Almeida, Silvia Surrenti, Suanny Beatriz Silva Lira, Suzana Gilioli da Costa Nunes, Teresa Neves, Thiago Franco.