Capitalismo perene: reflexões sobre a estabilização do capitalismo a partir de Lukács e da teoria crítica
R$80.00
Capitalismo perene – reflexões sobre a estabilização do capitalismo a partir de Lukács e da teoria crítica
Este livro tenta compreender a estabilização do capitalismo no século XX a partir de três obras do que se convencionou chamar de marxismo ocidental: História e Consciência de Classe, de Georg Lukács, Dialética do Esclarecimento, de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno, e O Homem Unidimensional, de Herbert Marcuse.
Certamente, Vladimir Puzone não ignora a linha de continuidade desenrolada pela sequência desses três livros. Assim, escolhe como fio condutor a questão da “estabilização” do capitalismo, reflexão recorrente nas obras listadas na linhagem do marxismo ocidental. Evitando juízos de valor apressados e exigências descabidas de práxis partidária, o autor procura antes apreender a lógica da coisa.
Por meio de uma comparação desses livros com os debates a respeito das transformações do capitalismo nos períodos em que cada uma das obras foi escrita, procurou-se entender por quais mecanismos e instituições a sociedade capitalista conseguiu se naturalizar perante os indivíduos.
Especificação: Capitalismo perene: reflexões sobre a estabilização do capitalismo a partir de Lukács e da teoria crítica
|