Skip to content Skip to footer

Welcome to our Publishing House!

Shop

Brecht/ Cinema/ América Latina:

R$109.00

Informação adicional

Autor

Formato

Editora

ISBN

9786559661442

Ano de Publicação

2023

Número de Páginas

Dimensões

14 x 2 x 21

Idioma

Português

Edição

Encardenação

SKU: bb8d938a9c03 Categorias: , Tags: , , , , , Product ID: 23556

Descrição

Brecht/ Cinema/ América Latina –

Brecht/ Cinema/ América Latina, de Maria Alzuguir Gutierrez
Este livro de Maria Gutierrez nos traz uma pesquisa admirável e original sobre as relações entre o cinema da América
Latina e Bertolt Brecht.

A autora optou por dividir seu trabalho em três partes, para expor com maior clareza os passos desta análise da presença de Brecht como inspiração estética e política para os novos cinemas latino-americanos.]

A primeira parte compõe um quadro de questões atinentes à invenção do teatro épico por Brecht e à sua relação com o cinema, de modo a já preparar os estudos na direção inversa: o da relação do cinema com Brecht, questão central do livro. Este quadro sedimenta no leitor aspectos essenciais do percurso que gerou a enorme influência de Brecht junto à crítica de cinema dos anos 1960/1970 – tema da Parte II – e aos processos de criação dos cineastas estudados.

A Parte III do livro analisa as formas como foram incorporadas as propostas de Brecht nos cinemas novos latino-americanos. Há uma apresentação do pensamento de alguns cineastas em sua relação com o teatro épico e um conjunto de análises de filmes que evidenciam a pluralidade estilística e temática desta filmografia que procurou incorporar suas estratégias formais na composição da mise-en-scène e na montagem.

Estão aqui em pauta os movimentos estético-políticos que representaram um momento de grande criatividade e armação do cinema da Armérica Latina. (Do prefácio de Ismail Xavier)

_________________________

Este livro estuda a incorporação das propostas estéticas de Brecht no cinema da América Latina, com análise de obras de Glauber Rocha, Gutiérrez Alea, García Espinosa, Solanas e Sanjinés. Antes de entrar nessa transposição de ideias entre Alemanha e América Latina, porém, a autora explora a fundo a relação do próprio Brecht com o cinema, que compreende o papel do cinema no desenvolvimento do teatro épico, a re­flexão teórica de Brecht e suas experiências práticas nesse meio. O livro investiga ainda a apropriação de suas ideias pela crítica cinematográfica europeia entre os anos 1960 e 1970.

Sobre a autora: Maria Alzuguir Gutierrez – É pesquisadora e professora de cinema. Publicou artigos em revistas especializadas de diversos países e ministrou cursos em instituições como USP, UFSCar, UNESP e Memorial da América Latina. Durante o doutorado e o pós-doutorado fez estágios de pesquisa na universidade StanFord (EUA) e no Ibero-Amerikanisches Institut ( Alemanha ). Este livro é resultado de pesquisa de pós- doutorado desenvolvida na USP.