Azul babel: a escrita e os mundos
R$84.00
Azul babel – a escrita e os mundos
Muito bem-vinda e oportuna é esta antologia de artigos dispersos e as numerosas resenhas/ensaios que Rodrigo Petronio apresentou à imprensa brasileira nas últimas décadas. Leitor paciente e onívoro, o cético Petronio percorre constelações de autores, escolas de pensamento e estilos de escrita tão variados como díspares, sempre mais interessado em entendê-los que julgá-los. Cosmologia, história, poesia, religião, filosofia, aqui e em África: este livro transita universos.
Resenhar para a imprensa não é exercício menor: por um lado, o leitor-alvo não é nem o acadêmico nem o erudito, mas o cidadão interessado, cuja inteligência merece ser tratada sem condescendência; por outro, o espaço para cada texto é geralmente curto: não permite desperdícios. O autor há de aproveitá-lo com suprema economia e cuidado. Rodrigo Petronio é um virtuoso nesse formato: dispondo sempre de poucos parágrafos, expõe autores, obras e contextos com uma capacidade sintética raríssima, que pressupõe erudição, mas que não faz dela fetiche. Mais ainda: põe em relevo as potências de cada obra, os debates que ocasionam, os caminhos que inauguram, os futuros que poderão compor.
Petronio não tem compromisso em resolver o mundo; é, portanto, confiável. Esse espírito não missionário o impede de produzir sínteses artificiais que tenham como intuito alimentar narrativas ideológicas. Pelo contrário, ao valorizar as potências e singularidades dos autores e obras que lê, Petronio realça precisamente a complexidade irredutível do pensamento humano em seu variegado trato com uma realidade ainda mais inabarcável e opaca. É um pensador essencialmente pluralista que respeita tanto o direito quanto a capacidade de o leitor decidir por si mesmo.
Tomados em conjunto, os textos ora reunidos compõem um vigoroso painel da história intelectual de nossa época, tal como manifestada no mercado editorial brasileiro. Para o leitor experiente, o livro oferece um manancial de formulações felizes e engenhosíssimas sínteses, o prazer de testemunhar uma inteligência generosa em ação; para o iniciante, eis aqui um guia que não pretende enganá-lo, mas plantar em ti aquele amor pela experiência humana que motiva a todos nós em nossa árdua rota
pela imensidão infinita.
Nelson Shuchmacher Endebo
STANFORD UNIVERSITY
Especificação: Azul babel: a escrita e os mundos
|