Avaliação da aprendizagem – Desafios contemporâneos:
R$95.00
Avaliação da aprendizagem – Desafios contemporâneos –
Não podemos esquecer que a avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e não pode estar dissociada de seu contexto. A avaliação não pode ser vista como elemento isolado (ou parte isolada) de um todo denominado de educação, senão como uma reflexão sobre a prática (ação) educativa durante o período letivo.
O processo avaliativo deve ser (re)pensado no sentido de um encontro de interesses de professores e alunos, ou seja, docentes e discentes devem estabelecer uma relação de boa-fé, transparência e eticidade na busca de um interesse comum: a educação. Não pode existir uma relação de antagonismo, senão de cooperação e lealdade. Não é, pois, uma relação de antagonismo (professor e educando), mas uma relação de verdadeira sintonia na busca do verdadeiro significado de construção do conhecimento.
A avaliação deve ser compreendida como uma prática indissociável da ação educativa – favorecendo e ampliando as possibilidades próprias dos alunos – e não com viés reducionista com vistas a uma nota final de cariz classificatório (aprovação ou reprovação).
A avaliação da aprendizagem precisa ser significativa e motivadora, já que a avaliação não termina com a pontuação na prova e registro dos resultados. É necessária a motivação através do feedback da avaliação aos alunos.
As teorias da avaliação da aprendizagem e as teorias curriculares estabecem as bases para mudanças significativas na avaliação em sala de aula. Assim, os docentes devem avaliar continuamente seus alunos em relação aos objetivos de aprendizagem, ajustando, pois, suas lições e instruções com lastro nestas informações. Daí que a avaliação que melhora a aprendizagem é tão importante como avaliação que documenta a aprendizagem.
Especificação: Avaliação da aprendizagem – Desafios contemporâneos:
|