As ilhas desconhecidas: Notas e paisagens
R$119.90
As ilhas desconhecidas – Notas e paisagens
Neste admirável livro de viagens, Raul Brandão transforma a impressionante geografia das ilhas dos Açores numa surpreendente e assombrosa geografia metafísica.
“A sua visão da luz e da cor dos Açores é uma coisa inexcedível.”
— Vitorino Nemésio, poeta e escritor
“A alternância entre o esplendor da luz e o abismo negro da dor faz de Raul Brandão um escritor de hoje e de sempre.”
— Maria João Reynaud, crítica literária
“As Ilhas Desconhecidas são o melhor livro que até agora um forasteiro escreveu sobre os Açores. Os outros terão olhos; este, tem olhos e alma.”
— Pedro da Silveira, poeta e crítico literário
“É um magnífico livro de viagens, mas é muito mais que isso: faz da geografia das ilhas portuguesas uma geografia metafísica, tremenda e maravilhosa. Um reino deste mundo e de outros mundos.”
— Pedro Mexia, poeta, cronista e crítico literário
No verão de 1924, Raul Brandão fez uma viagem aos Açores e à Madeira. Fascinado pelas paisagens das ilhas e seduzido por seus habitantes, começou a tomar notas de sua experiência ainda a bordo do navio. Dessa jornada, das suas vivências e de tais anotações é que surge o livro As Ilhas Desconhecidas — Notas e Paisagens.
Espécie de diário impressionista das paisagens insulares, o relato captura de forma elegante tanto a beleza natural da geografia e a cultura e o imaginário dos lugares e das pessoas, como também o lado mais sombrio dos ciclones e da caça às baleias.
Foi precisamente neste livro, considerado um dos mais belos da literatura de viagem escrita em língua portuguesa e uma das mais importantes homenagens ao arquipélago açoriano, que o autor forjou, tal qual um pintor impressionista que usa magistralmente luz, cores e texturas, a paleta cromática pela qual cada uma das ilhas ficaria para sempre conhecida.
A edição da PONTOEDITA — a primeira deste livro no Brasil — conta com apresentação do escritor e crítico português Vasco Medeiros Rosa e revisão técnica e posfácio da professora e pesquisadora brasileira Mágna Tânia Secchi Pierini, ambos especialistas na obra brandoniana.
Sobre o autor
Raul Brandão nasceu em 12 de março de 1867 na Foz do Douro, Porto, e morreu em 5 de dezembro de 1930, aos 63 anos. Foi autor de uma influente obra literária e jornalística, um retratista da realidade dura das pessoas simples. Sua escrita predominantemente poética por vezes converte-se em uma objetiva e evidencia seu humanismo e seu pendor para uma sociedade justa.
Especificação: As ilhas desconhecidas: Notas e paisagens
|