A democracia face às desigualdades: problemas e horizontes
R$98.00
A democracia face às desigualdades – problemas e horizontes
As contradições decorrentes da persistência de desigualdades em contextos democráticos evidenciam um dos grandes obstáculos para as sociedades contemporâneas. O Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, organizado pelo Grupo de Pesquisa Demodê, sediado no Instituto de Ciência Política da UnB, é fruto da percepção dos pesquisadores sobre as incongruências de uma sociedade permeada por situações de privilégio, a despeito de um pretenso discurso igualitário, visando à promoção de agendas políticas e de pesquisa que a transformem em uma sociedade mais democrática e justa.
Os debates apresentados neste livro tratam desde a perspectiva teórico-conceitual sobre o sentido da democracia e das desigualdades (e da igualdade) para a política quanto empreendem pesquisas empíricas sobre diversos recortes da sociedade brasileira, discutindo as implicações das desigualdades para o desenvolvimento democrático. De diversas maneiras, convergem no compromisso de problematizar a democracia considerando as limitações reais que as desigualdades impõem aos arranjos políticos e sociais contemporâneos.
————————–
Sobre os Organizadores: Luis Felipe Miguel Professor titular livre do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), e pesquisador do CNPq. Flávia Biroli é professora associada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidenta da Associação Brasileira de Ciência Política (2018-2020), editora da Revista Brasileira de Ciência Política (2009-2017), editora associada da revista Politics & Gender (2019-20) e fez parte do Comitê Editorial da Revista Brasileira de Ciências Sociais (2018). Danusa Marques Professora adjunta do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB. É doutora em Ciência Política (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Carlos Machado é professor do Instituto de Ciência Politica da Universidade de Brasília e pesquisador do Demodê.
Especificação: A democracia face às desigualdades: problemas e horizontes
|