O pacificador: A história da vida do Duque de Caxias
R$73.90
O pacificador – A história da vida do Duque de Caxias
“SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS!
Não é um grito, nem uma ordem formal emitida em voz alta. É o apelo pungente de um velho soldado aos seus companheiros de farda, no calor da batalha. É um convite para repartir as honras da bravura com o chefe tão amado. É a fagulha do exemplo que faz explodir nas almas o paiol do perigo e provoca a alegria da superação impensada.
No alarido do combate, seu brado chega aos ouvidos dos muitos em quem a indecisão da travessia já se instalara. Mas, como que arrastados por uma corrente de coragem e empolgados por tanta bravura, todos o seguem gritando, tomados pela mesma força que empolga o velho Marquês. Até os feridos se levantam, empunham suas armas e avançam no meio de uma avalanche de soldados, uma massa de lava incandescente impossível de deter.
O sol está a pino sobre a Ponte de Itororó, as águas do arroio correm manchadas do sangue de centenas de mortos, de ambos os lados, quando cessa o último estampido. O Marquês de Caxias, com os olhos voltados para o sul, recoloca a espada na bainha e bate com a mão espalmada, levemente, no pescoço suado do cavalo Douradilho.
(Trecho do livro)
Após o sucesso de seus livros anteriores “Nos céus de Paris: O romance da vida de Santos Dumont” e “O velho marinheiro: A história da vida do Almirante Tamandaré”, ambos publicados pela L&PM Editores, Alcy Cheuiche completa sua trilogia com este magnífico romance “O pacificador: A história da vida do Duque de Caxias”.
Em verdade, como nas obras anteriores, todos os personagens e fatos deste livro são reais, fruto de uma longa pesquisa do autor, cujo pai, que foi General do Exército Brasileiro, era profundo conhecedor da vida de Luiz Alves de Lima e Silva.
Um romance histórico desta qualidade revela ao leitor os fatos em tempo real, como no cinema, dando vida ao personagem que participou do despertar da nossa nacionalidade, tendo recebido, como jovem tenente, das mãos de Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Leopoldina, a primeira bandeira do Brasil.
Professor de esgrima e equitação do menino que viria ser o Imperador Dom Pedro II, Caxias aliou-se a ele e a outros pró-homens da pátria, como Tamandaré, para manter intacto o território brasileiro. Enfrentou e venceu movimentos revolucionários em diferentes províncias, o mais longo deles no Rio Grande do Sul, reintegrando-os à nação brasileira através da arte da pacificação.
Assim, este livro, além de narrar seus feitos militares, revela o ser humano que dedicou toda sua vida ao Brasil, sem amealhar fortuna, a não ser aquela da dignidade e da honra. Um pai que adotou e criou um menino indígena. Um homem que soube escrever poemas para a mulher amada.
Ao descrever o momento histórico mais importante da vida de Caxias, quando arranca da espada e lidera a passagem da ponte de Itororó, evitando uma derrota que poderia mudar o mapa da América do Sul, Alcy Cheuiche transmite ao leitor uma tal sensação de veracidade que a vontade que temos é de seguir aquele valente, ontem e hoje, na construção de um Brasil igual para todos os brasileiros
Os Editores”
Especificação: O pacificador: A história da vida do Duque de Caxias
|