Tutti brasiliani: dos alpes Italianos ao Brasil, fragmentos memória de 300 anos dos Bortot
R$45.00
Tutti brasiliani – dos alpes Italianos ao Brasil, fragmentos memória de 300 anos dos Bortot
Tutti brasiliani, escrito pelo jornalista Ivanir José Bortot, conta a história da família que emigrou do Vêneto para o Brasil ao final do século XIX. Assim como aconteceu com milhares de famílias que, com sacrifícios, destemor e teimosia, ajudaram a criar um modelo econômico de vida no Rio Grande do Sul e no Paraná. De uma Itália dividida para um Brasil em constantes conflitos, contribuíram com valores civilizatórios. Milhões desbravaram a mata virgem, cavaram rochas em montanhas e onde nada existia a não ser miséria, grilagem e violência, construíram o futuro.
Ivanir José Bortot (1954), de Pato Branco/PR, mora em Brasília/DF.
Jornalista da área econômica, com passagem pela Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo, desde 1982 resolveu pesquisar a sua origem. Escreveu estes fragmentos de memória sobre a sua família, na Itália e no Brasil, que completa em 2020, 137 anos de imigração.
“As relações entre o Brasil e a Itália vêm de há muito tempo. Nossos laços se fortalecem a cada geração de descendentes sob uma identidade econômica e cultural. A partir de fatos históricos, concluímos que a imigração foi, afinal, uma iniciativa de sucesso. Sob a imagem do herói de dois mundos, Garibaldi, a trajetória da família Bortot é um símbolo da existência de tantas outras, que, apesar de uma quantidade enorme de dissabores, lutaram e venceram. Rumamos, assim, unidos, ao futuro comum entre nossas nações.”
Roberto Bortot
Cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
“Muito já se escreveu sobre a colonização italiana da Serra Gaúcha ou da movimentação de italianos, poloneses, ucranianos e alemães para o sudoeste paranaense. Este livro vai mais longe. Numa só obra, junta as duas epopeias. Ao contar a vida da família que emigrou do Vêneto para o Brasil ao final do século XIX, Ivanir José Bortot faz, em resumo, a crônica de milhares de famílias que, com sacrifícios, destemor e teimosia, ajudaram a povoar o Rio Grande do Sul e o Paraná. O livro mostra, também, a origem desses colonos, a conflagrada Itália dividida, ainda sem identidade nacional, de cujos campos feudais saíram os milhões de imigrantes que, num Estado brasileiro, desbravaram a mata virgem, cavaram a rocha da montanha e delas extraíram o vinho, e, no outro, onde nada existia a não ser miséria, grilagem e violência, lavraram o solo vermelho e, sob os pinheirais, abriram caminhos para a civilização.
O que pretendia apenas narrar a saga dos Bortot, família italiana de trezentos anos ou mais, originária da França (ou da Áustria?), converte-se em documento histórico de bravura e humanismo. E homenagem a antepassados que, tão zelosos de sua tradição, perpetuam no filho primogênito o nome do avô paterno.”
Paulo Totti,
jornalista
Edição e design gráfico
Clô Barcellos
Capa
Foto das montanhas de Belluno (cedida por Andrea Miari Fulcis)
Família Bortot (cedida por Francisco Zanella)
Fotografia na 4ª capa, família de Anna Molinet (cedida por Francisco Zanella)
Revisão
Célio Klein
Grafia segue Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990,
adotado no Brasil em 2009.
Revisão italiano
Traduzca
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
Bibliotecária Daiane Schramm – CRB 10/1881
B739t Bortot, Ivanir José
Tutti brasiliani: Dos Alpes Italianos ao Brasil, fragmentos memória de 300 anos dos Bortot / Ivanir José Bortot. – Porto Alegre Libretos, 2020.
200p.: il.; 15,7×22,7cm
ISBN 978-65-86264-24-1
1. Literatura. 2. Imigração. 3. Italianos. 4. Descendentes.
I. Título.
CDD: 325.2
Especificação: Tutti brasiliani: dos alpes Italianos ao Brasil, fragmentos memória de 300 anos dos Bortot
|