A política monetária do século XXI: da grande inflação à Covid-19
R$98.90
A política monetária do século XXI – da grande inflação à Covid-19
A Política Monetária do Século XXI leva os leitores para dentro do FED, explicando o que ele faz e por quê.
Em resposta à pandemia da COVID-19, o FED colocou em ação um conjunto extraordinário de ferramentas políticas que ajudou a evitar o colapso do sistema financeiro e da economia dos EUA. O presidente do FED, Jerome Powell, e seus colegas concederam empréstimos diretamente às empresas dos EUA, adquiriram títulos públicos no valor de bilhões de dólares, injetaram dólares no sistema financeiro internacional e elaboraram uma nova estrutura de política monetária que deu ênfase à criação de empregos.
Estratégias assim teriam surpreendido os antecessores de Powell no final do século XX, de William McChesney Martin a Alan Greenspan, e a instauração dessas ferramentas levanta novas questões sobre o futuro panorama da política econômica.
Em A Política Monetária do Século XXI, Ben S. Bernanke — ex-presidente do FED e um dos principais economistas do mundo — explica a evolução do FED e especula sobre o futuro da instituição. Com um olhar renovado, Bernanke analisa a formulação de políticas do FED ao longo dos últimos setenta anos, incluindo seu período como presidente, mostrando como as mudanças na economia impulsionaram as inovações do FED. Ele também expõe os novos desafios que o FED enfrenta, entre eles retorno da inflação, criptomoedas, aumento dos riscos de instabilidade financeira e ameaças à sua independência.
Além das explanações sobre as novas ferramentas de formulação de políticas do Banco Central, Bernanke também assimila e transmite a dramaticidade envolvida em ocasiões nas quais tantas coisas dependiam das decisões do FED, bem como da personalidade e modo de pensar daqueles que estiveram à frente da instituição.
Especificação: A política monetária do século XXI: da grande inflação à Covid-19
|