Encontros e desencontros de famílias: Quando o direito muda as nossas vidas
R$64.00
Encontros e desencontros de famílias – Quando o direito muda as nossas vidas
Do nascimento ao falecimento, do casamento ao divórcio, dos filhos próximos aos parentes distantes, estamos sem perceber constantemente inseridos em um ordenamento jurídico de direitos e obrigações que se origina na Constituição Federal, cria conteúdo no Código Civil, toma forma por dezenas de leis complementares e é finalmente lapidado nas decisões tomadas em nossos Tribunais. Este arcabouço jurídico não é estático, recebendo constante influência das mudanças comportamentais da sociedade brasileira que de forma direta alcançam o mundo do Direito de Família e Sucessões.
Como advogados familiaristas temos um “algo a mais” que faz parte de nossa jornada jurídica diária e que alcança o patrimônio intangível e imaterial que permeia o convívio em Família: as relações pessoais! Nosso material de trabalho não se limita apenas ao vasto acervo doutrinário e jurisprudencial que nos cerca. Devemos estar atentos as expectativas de cada membro da família porque nem tudo que se deseja expressar forçosamente é dito em palavras.
O silêncio é muitas vezes uma manifestação de vontade em muitas relações familiares e a percepção exata do que é desejado pode ser encontrada apenas em uma troca de olhares vou um trejeito. Perceber como cada membro da família acolhe um mesmo fato exige prudência para captar o entendimento, a compreensão, as frustrações e expectativas de cada pessoa em sua individualidade. Como advogados, lidamos com o que há de mais complexo e bonito na face da terra: a própria Família! E foi da paixão pela família que surgiu a ideia deste livro.
Sobre os autores:
Luiz Kignel é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1987. Pós-graduado em Direito Privado pela Faculdade de Direito da USP, Direito Processual Civil pelo COGEAE da Faculdade de Direito da PUC/SP e Mediação e Arbitragem pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Sócio do PLKC Advogados. Foi membro do GEEF – Grupo de Estudos de Empresas Familiares na Direito FGV e é membro do Grupo de estudos de assuntos correlatos às empresas familiares do Insper. Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP. Coautor dos livros “Os Negócios e o Direito – Sobrevivência Legal no Brasil”, “Patrimônio e Sucessão – defendendo os herdeiros e os negócios”, “Planejamento Sucessório – aspectos familiares, societários e tributários” “E Deus criou a empresa familiar – uma visão contemporânea” e “Empresas Familiares – Governança Corporativa, Familiar e Jurídica”. Tem dois romances policiais publicados: “A Morte tudo Resolve” e “A Morte não Toca Violino”, ambos pela Alameda Editorial.
Tatiana Araujo Caribé Arantes, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2017. Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes/RJ, é membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da INSPER e do Instituto Brasileiro de Direito de Família e da IASP Comissão de Família e Sucessões. É advogada associada do escritório PLKC Advogados, atuando na área de Família e Sucessões e de Planejamento Sucessório.
Thaís da Costa, graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2019, pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes/RJ e mestranda do programa de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É advogada associada do escritório PLKC Advogados, atuando na área de Família e Sucessões e de Planejamento Sucessório.
Especificação: Encontros e desencontros de famílias: Quando o direito muda as nossas vidas
|