A tábua de esmeralda – Jorge Ben Jor:
R$68.00
A tábua de esmeralda – Jorge Ben Jor –
Em A tábua de esmeralda, Paulo da Costa e Silva lança luz sobre o Jorge Ben dos anos 1960-70, tendo como epicentro este disco. A partir de entrevistas e artigos escritos sobre o músico, o autor produz um conjunto de ensaios em torno das canções e das questões que elas suscitam, analisando, por exemplo, como o tema da alquimia, presente no disco, se conecta com a trajetória singular de seu criador, produzindo novas sonoridades. O autor discute, ainda, o tropicalismo, o modo como a música do artista busca inspirar coragem e a negritude, que se constitui como um núcleo poético fundamental em sua obra.
Sobre o artista
Músico, cantor e compositor, Jorge Ben Jor assimila livremente elementos da música pop, do rock, do soul, do funk, da bossa nova e do samba e é autor de algumas das canções mais marcantes da música brasileira, como “Chove chuva”, “Mas que nada” e “Fio Maravilha”. A liberdade criativa com que compõe suas letras, sua peculiar estilização do samba e, sobretudo, a tematização da negritude conferem a sua obra um lugar de importância ímpar na história da música brasileira.
Sobre o autor
Paulo da Costa e Silva é professor de Estética no Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Literatura pela PUC-Rio e Paris VII, foi coordenador da Rádio Batuta do Instituto Moreira Salles, e colunista musical do site da Revista Piauí. Em 2022 publicou O que pode uma canção?:Ensaios sobre a música e o Brasil.
Sobre a coleção
A coleção O Livro do Disco foi lançada em 2014, pela Cobogó, para apresentar aos leitores reflexões musicais distintas sobre álbuns que foram, e são, essenciais na nossa formação cultural e, claro, afetiva. A cada título lançado, o leitor é convidado a mergulhar na história de discos que quebraram barreiras, abriram caminhos e definiram paradigmas. O Livro do Disco é para os fãs de música, mas é também para quem deseja um contato mais aprofundado, porém acessível, com o contexto e os personagens centrais de trabalhos que marcaram a história da música. Em tempos de audição fragmentada e acesso à música via plataformas de streaming, (re)encontrar esses discos em sua totalidade é uma forma de escutar o muito que eles têm a dizer sobre o nosso tempo.
Especificação: A tábua de esmeralda – Jorge Ben Jor:
|