Psicologia da saúde hospitalar: abordagem psicossomática
R$206.00
Psicologia da saúde hospitalar – abordagem psicossomática
Psicologia da saúde hospitalar reflete a produção de conhecimento advindo de um conjunto de experiências práticas desenvolvidas nos espaços de instituições de saúde. A verdadeira face do conhecimento deriva de experiências reais, concretas, vividas no cotidiano da atividade profissional, didática e científica, e não da elucubração teórica, frequentemente divorciada de uma efetiva prática na área de saúde. Teoria sem prática é demagogia. Em geral, na teorização se dá mais importância à eloquência, à retórica, que aos fatos. Por outro lado, prática sem teoria é ativismo, falatório, engodo.
Este livro, coerente com seus enunciados, contém como autores profissionais de diversos vértices teóricos, tais como psicanalistas de diferentes matizes, cognitivistas, terapeutas de linha cognitivo-comportamental (TCC), neurocientistas, junguianos, lacanianos, além de médico com doutorado em psicologia e de orientação psicodinâmica.
Pretendeu-se que cada autor iluminasse o seu campo de observação na expectativa de que possa esclarecer pelo menos uma parte ou segmento deste espaço da psicologia da saúde hospitalar. Em uma abordagem psicossomática, por meio de uma equipe multi/interdisciplinar, o livro é dividido nas seguintes partes:
– Conceituação.
– Psico-oncologia.
– Psicossomática em diversas especialidades: síndromes álgicas lombares, cardiologia e obesidade.
– Neurociência aplicada à psicossomática.
Psicologia da saúde hospitalar.
Vale destacar a linguagem utilizada pelos autores, guiada pela seguinte pergunta: quem são os nossos leitores? Embora o público preferencial sejam os psicólogos, nos esforçamos a transmitir nossas ideias e experiências clínicas de forma acessível a todos os profissionais da área de saúde.
Especificação: Psicologia da saúde hospitalar: abordagem psicossomática
|