Dimensões da humanização: produzindo conhecimento, inventando possibilidades
R$68.00
Dimensões da humanização – produzindo conhecimento, inventando possibilidades
Neste livro estão disponibilizados os resultados de investigações de vários jovens pesquisadores que tivemos a oportunidade de acompanhar e orientar em seus labores na busca de construir novos conhecimentos em torno de suas atividades profissionais, com o intuito de qualificá-las. Uma vez concluído o curso de pós-graduação, intitulado “Dimensões da Humanização: filosofia, psicanálise, medicina”, do qual eram partícipes, foram desafiados e estimulados a realizarem pesquisas em torno de suas próprias práticas enquanto educadores, agentes de saúde, de segurança pública, entre outras, que pudessem ressaltar e discutir alguns aspectos que envolvem o processo de humanização. Um tema importantíssimo no contexto em que vivemos, dada a situação de desamparo e abandono em que se encontra o homem em nossa sociedade. Torna-se urgente repensar novos significados para a vida humana, assim como caminhos necessários a uma reabilitação do homem na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca.
Os resultados surgiram ao final do processo previamente planejado. Cada um teve a oportunidade de apresentar e discutir com os demais as descobertas feitas. Agora, convidamos o leitor para fazer parte desta iniciativa. Não resta dúvida de que para esses pesquisadores será um acontecimento importante socializar os seus trabalhos, como também uma motivação para novas incursões no aprimoramento de seus conhecimentos. Ao leitor, uma oportunidade para entrar em interlocução com nossos jovens pesquisadores. Certamente que muitos temas e problemas tratados deverão ser do interesse de todos nós. Eles dizem respeito ao homem e ao desafio que se colocam para nossa sociedade: a realização de um novo humanismo em que o homem possa ser colocado como valor maior.
Ressaltava Paul Valéry, importante pensador francês: “o que seria do homem sem o auxílio das coisas que não existem?”. Em nossa vida não lutamos pelo que temos, mas por aquilo que não temos e desejamos. Somos movidos por desejos e sonhos. Criar condições para que o homem possa desenvolver todas as suas possibilidades e potencialidades deveria fazer parte do empenho de todos nós.
Especificação: Dimensões da humanização: produzindo conhecimento, inventando possibilidades
|