Aplicação da análise multivariada de dados no preparo de amostra e na determinação da composição mineral de leguminosas:
R$84.00
Aplicação da análise multivariada de dados no preparo de amostra e na determinação da composição mineral de leguminosas –
A obra apresenta uma discussão sobre a relevância das leguminosas no cenário nacional e internacional, pelos aspectos nutricionais ou socioeconômicos, principalmente para países em desenvolvimento, por representarem fonte relativamente acessível de micronutrientes. São analisadas quatro leguminosas: o feijão comum (Phaseolus Vulgaris L.), o caupi (Vigna unguiculata L. Walp), o guandu (Cajanus cajan L.) e o mangalô (Lablab purpureus L. Sweet). Estas três últimas são importante no contexto da agricultura familiar, principalmente na região do nordeste brasileiro, em especial na Bahia. Para análise dos grãos de leguminosas em termos da composição mineral e de elementos traços essenciais e tóxicos, foram avaliados procedimentos de preparo de amostra, etapa crítica do processo analítico e, quando desenvolvidos de forma inadequada, compromete significativamente a qualidade dos resultados. Os procedimentos de pré-tratamento (peneiramento e moagem) e cinco procedimentos de decomposição úmida foram avaliados (decomposição assistida por aquecimento condutivo sob pressão atmosférica em chapa e em bloco digestor, por microondas focalizadas e em cavidade , e extração assistida por ondas ultrassônicas). Também foram avaliadas técnicas espectroanalíticas multielementares (ICP OES e FS FAAS) para a determinação dos analitos (Al, As, Ba, Ca, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Mo, Ni, P, Pb, Sb, Se, Sr, V e Zn). Foram analisadas 103 amostras de grãos de leguminosas comercializadas e produzidas em oito regiões econômicas do Estado da Bahia.
Especificação: Aplicação da análise multivariada de dados no preparo de amostra e na determinação da composição mineral de leguminosas:
|