A etnomatemática aplicada a pedagogia da alternância nas escolas famílias agrícolas do Piauí:
R$68.00
A etnomatemática aplicada a pedagogia da alternância nas escolas famílias agrícolas do Piauí –
O ensino de Matemática na educação básica tem despertado interesse dos docentes e pesquisadores da área face às problemáticas evidenciadas no cotidiano da sala de aula e nos exames nacionais de avaliação, como evasão, carência de docentes habilitados, obstáculos no ensino-aprendizagem, descontextualização dos conteúdos, dentre outras. Ações têm sido desenvolvidas com o intuito de suplantar tais problemáticas, que vão desde a oferta de cursos de graduação modulados até atividades de formação continuada para docentes e produção de material didático adaptado a realidades específicas. Nesse contexto, emergem propostas como a aplicação dos princípios pedagógicos da Etnomatemática em articulação com os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância, visando à relação teoria-prática no ensino-aprendizagem em Matemática.
Pensando nisso, a autora deste livro investiga de que maneira os princípios pedagógicos da Etnomatemática se articulam com os pressupostos teóricos-metodológicos da Pedagogia da Alternância nas Escolas Famílias Agrícolas do Piauí. O livro traz aos leitores a perspectiva dos professores que ministram a disciplina Matemática nessas escolas, no contexto da Pedagogia da Alternância. A partir dos dados produzidos é possível perceber que a compreensão dos interlocutores desta pesquisa acerca da educação do campo refere-se a uma educação relacionada com a realidade do aluno, da família e da comunidade que o cerca, valorizando os saberes oriundos de sua cultura, de sua vivência, exigindo assim um ensino de Matemática que seja feito de forma contextualizada, trabalhado a partir do conhecimento empírico que o aluno traz consigo, procurando compreender o saber/fazer desse sujeito e proporcionando uma construção e reconstrução do conhecimento.
A Etnomatemática surge como mais um auxílio ao ensino dessa disciplina, que vem se mostrando ao longo dos anos como a grande vilã no que se refere à aprovação/reprovação e à evasão dos alunos nas instituições de ensino, em especial dos alunos do campo. Assim, tanto a proposta metodológica da Etnomatemática quanto da Pedagogia da Alternância buscam um novo fazer nas práticas da educação campesina, haja vista que ambas valorizam os saberes oriundos do sujeito do campo.
Especificação: A etnomatemática aplicada a pedagogia da alternância nas escolas famílias agrícolas do Piauí:
|