O desejo de Kianda:
R$37.90
O desejo de Kianda –
O DESEJO DE KIANDA, romance do escritor angolano Pepetela, foi publicado originalmente em 1995. A ação se desenvolve em 1994, numa Angola marcada por sequelas da guerra civil. O cenário é a cidade de Luanda, em meio ao caos que faz parte da vida de todos. O romance se inicia com o desmoronamento de um prédio no dia do casamento de João Evangelista com CCC (Carminha Cara de Cu). Outros desmoronamentos se sucedem sem aparente motivo, alterando o ritmo de vida dos habitantes da cidade. Com uma linguagem ao mesmo tempo crítica e irônica, Pepetela nos traz Kianda, espírito que vive em todas as águas – mar, lagos e rios. Kianda é personagem determinante nessa história em que tradições angolanas e atualidade política e econômica são retratadas com maestria e sensibilidade.
O DESEJO DE KIANDA (2021) é o quarto livro do autor que a Kapulana lança no Brasil. A editora publicou O cão e os caluandas (2019), O quase fim do mundo (2019) e Sua Excelência, de corpo presente (2020).
Leia alguns trechos:
“– Pode ser Kianda a cantar, Kianda se manifesta de muitas maneiras – disse ele para Cassandra. – Umas vezes são fitas de cores por cima das águas, pode ser um bando de patos a voar de maneira especial, um assobio de vento, por que não um cântico?
– Tenho visto uns desenhos de Kianda. Metade mulher, metade peixe.
– Não – disse mais velho Kalumbo com súbita irritação. – Isso é coisa dos brancos, a sereia deles. Kianda não é metade mulher metade peixe, nunca ninguém lhe viu assim. Os colonos nos tiraram a alma, alterando tudo, até a nossa maneira de pensar Kianda. O resultado está aí nesse País virado de pernas para o ar. “
-.-.-.-.-
“João Evangelista saiu um pouco do sonho e reconheceu a mulher. Era a Carmina vitoriosa, a dos velhos tempos. Durante dois anos estivera um pouco adormecida. Agora os olhos brilhavam e não era do champanhe. Era o brilho antigo e que o tinha enfeitiçado. Como todos os feitiços, era fascinante e metia também um pouco de medo. O telefone tocou e ele foi atender, mais para fugir de pensamentos perturbantes.”
Especificação: O desejo de Kianda:
|