A mim mesmo e a você: cartas no cárcere
R$59.00
A mim mesmo e a você – cartas no cárcere
No Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Bahia, onde se encontram reeducandos cumprindo pena em regime semiaberto, o Projeto Virando a Página, da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia demonstrou, mais uma vez, como a escrita e a leitura funcionam como verdadeiras ferramentas, não apenas da tão almejada ressocialização, mas sobretudo do insight, da virada de chave, do discernimento do que aconteceu com a própria história de vida.
Através de cartas, CARTAS NO CÁRCERE, os internos tangenciam aspectos vivenciados na infância e na juventude. Mas, para além disso, percebem como erros cometidos interferem no futuro. Catarse, arrependimento, confissão, reparação…. Há muito para ser compreendido nas entrelinhas de “A Mim Mesmo e a Você”!
Com a ação, planta-se a semente da leitura e da escrita, pondo-se em prática a remição pela leitura, segundo a qual, para cada obra lida, 04 (quatro) dias de pena são remidos, limitando-se, no prazo de 12 meses, a 12 obras efetivamente lidas e avaliadas.
Assim, na simplicidade das palavras escolhidas espelha-se a coragem de falar de si, de momentos em que falhas foram cometidas, muitas vezes sem justificativa aparente.
Noutras, talvez.
Rosemunda Souza Barreto Valente
Juíza Auxiliar da Corregedoria – TJBA
Especificação: A mim mesmo e a você: cartas no cárcere
|