Santas de casa:
R$48.00
Santas de casa –
Fátima Farias, em Santas de Casa, transforma momentos de infância e adolescência, da cidade de Bagé/RS de que tem lembrança, em fragmentos de prosa, diálogos e deliciosos versos. As ideias, “drones em voos rasantes”, passam a habitar sua mente, durante a pandemia (2020/2021), em diferentes tempos. Preocupava-se: “Penso na possível quase certa hipótese de deixar este mundo a qualquer momento levando informações e relatos importantes para a vala comum”. O texto é um “ir e vir, como uma dádiva em forma de libertação”, inspirada desde o passado, “lá no quintal de casa”.
Fátima permitiu que ficasse visível, em certos pontos do texto, a conexão direta com Carolina Maria de Jesus em seus diários e poemas famintos por mudanças. Conceição Evaristo também a visita como mestra e rainha nesse resgate de memória tão viva e presente.
O texto é um ir e vir, “como uma dádiva em forma de libertação”. O personagem principal é o Afeto, e Fátima escreve de uma forma simples, com a intenção de atingir pessoas de todas as classes, sem qualquer tipo de cerimônia.
Ela propõe, em Santas de Casa, uma boa viagem ao leitor, na revolução poética afro, indígena, gaúcha e periférica.
Fatima Farias nasceu em Bagé, é poeta compositora e produtora articuladora cultural.
Participa de saraus, rodas de conversas e palestras com muitos livros publicados em coletâneas (Sopapo Poético) e revistas, sua primeira obra solo em poemas foi lançado pela Editora Libretos em 2020 com o título Mel e Dendê. Tem projetos de outras obras autorais. Foi uma das autoras mais adotadas no Programa Adote um Escritor, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 2020.
Fátima Farias acredita na mudança através da educação arte e cultura ocasionando assim uma mudança positiva a partir da base.
Especificação: Santas de casa:
|