O livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo:
R$86.00
O livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo –
O livro africano sem título — Cosmologia dos Bantu-Kongo, do congolês Bunseki Fu-Kiau, um dos mais importantes acadêmicos e pesquisadores da cultura africana, condensa os princípios da cosmologia dos Bantu-Kongo, grupo étnico situado nas margens do Oceano Atlântico na África Ocidental. Com o amparo de figuras e diagramas, Fu-Kiau apresenta os ensinamentos, princípios, provérbios e a concepção de mundo que constituem o sistema de pensamento dessa cultura africana, que tem a coletividade, a comunidade e a ancestralidade como características fundamentais.
Com tradução do músico e professor da Universidade Federal da Bahia Tiganá Santana, o primeiro livro de Fu-Kiau publicado em português oferece ao leitor brasileiro acesso a uma tradição de grande influência na formação do país, que evidencia o entrecruzamento de perspectivas transatlânticas, uma vez que grande parte dos escravizados que chegaram ao Brasil vinha do que hoje conhecemos como Angola, cujos habitantes pertenciam ao tronco linguístico bantu.
O livro inclui uma entrevista conduzida pelo tradutor com a educadora Makota Valdina, a primeira pessoa a verter escritos de Fu-Kiau para o português e textos de capa assinados por Leda Maria Martins e wanderson flor do nascimento, que enriquecem ainda mais a edição. O livro africano sem título — Cosmologia africana dos Bantu-Kongo é uma fonte valiosa de conhecimento sobre a sabedoria e filosofia africana e um combustível para novas formas de pensamento e abordagens para o presente e o futuro.
Trechos
“Cada pessoa é um segundo sol nascendo e se pondo na Terra. Ela tem que nascer, como o sol o faz, para Kala, para ser, para se tornar, para acender o fogo. O conceito de Kala e kalazima em si é associado ao negrume e é usado como um símbolo de surgimento da vida, o mundo físico [ku nseke]. A pessoa espiritual, ngûnza, é associada às forças por trás desse conceito e processo. Kala é a vontade mais forte de existência de cada mûntu, conforme encontramos em suas expressões diárias.”
“A atenção de vida da pessoa, ku nseke, está centrada em n’kisi (N), que é o elemento mais importante e central neste mundo. É a força-elemento que tem o poder de kînsa, radical de n’kisi, significando cuidar, curar, tratar, guiar por todos os meios, inclusive por cerimônia. N’kisi cuida dos seres humanos em todos os seus aspectos de vida no mundo por aqueles terem um corpo material que requer cuidado por meio de n’kisi (remédio). Visto que cada pessoa vive num mundo rodeado de ma- tadi (M), minerais, bimbenina (B), plantas, e bulu (b), animais, cada n’kisi (N) deve constituir-se por compostos de M-B-b.”
Especificação: O livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo:
|