O incrível Steve Ditko:
R$79.90
O incrível Steve Ditko –
Steve Ditko não é somente o criador do misterioso Doutor Estranho e do espantoso Homem-Aranha – o mais amado super-herói dos quadrinhos –, é também uma das figuras mais controversas do ramo. De personalidade forte e convicções inabaláveis, Ditko acabaria incompreendido por seus colegas de trabalho, perseguido pela imprensa especializada e adorado pelos fãs.
Adepto fervoroso do Objetivismo, desenvolvido pela escritora e dramaturga russa Ayn Rand, o quadrinista difundiu seus preceitos filosóficos em centenas de histórias que produziu ao longo das décadas para Marvel, Charlton, DC Comics e, principalmente, em publicações underground. Às vezes, de forma subliminar, em outras tantas, da maneira mais escancarada possível.
Seria classificado como um autor libertário, mas também chegou a ser tachado de reacionário e intolerante, devido a obras como Avenging World, Questão, Rapina e Columba e, evidentemente, Mr. A, que serviu de modelo para o britânico Alan Moore criar o personagem Rorschach da série Watchmen.
Avesso a entrevistas e badalações, Steve Ditko sempre manteve uma postura reservada em relação a sua vida particular, afirmando que o importante mesmo é a sua arte e as suas ideias. Contudo, nesta nova biografia da Editora Noir, o escritor Roberto Guedes (mesmo autor de Jack Kirby: O Criador de Deuses) desafia essa tese e revela uma instigante e surpreendente faceta do polêmico e genial quadrinista.
“Herói oculto.
Homem-Aranha e Doutor Estranho estão entre os personagens mais singulares da cultura pop. Ambos têm uma origem em comum: foram moldados pela dupla Stan Lee e Steve Ditko, nomes que brilham os olhos de qualquer fã de quadrinhos. Mas, enquanto Lee se tornou uma celebridade mundial, daquelas que até sua tia dona de casa já ouviu falar, Ditko
é um autor bem mais obscuro. E isso não foi ao acaso.
Tão misterioso e fascinante quanto alguns personagens
ou HQs que criou, Steve Ditko decidiu virar as costas para a fama e nunca abriu mão de seus ideais. Foi um artista sem concessões. Seguiu uma filosofia de vida pouco habitual, brigou com parceiros e editores, ignorou regras e modismos do mercado… Como resultado, ganhou tanto fãs quanto desafetos. De tão isolado que era, Ditko inclusive tem pouquíssimos registros fotográficos, salvo algumas raras imagens que o leitor poderá conferir nesta obra.
Tudo isso só aumenta a importância do livro que você tem em mãos, mais um caprichado trabalho do escritor Roberto Guedes, que já biografou as carreiras de Stan Lee e Jack Kirby. Com O Incrível Steve Ditko, Guedes completa sua trilogia sobre os gênios que estruturaram o Universo Marvel que conhecemos hoje. Se você vibra com o Homem-Aranha balançando sua teia no cinema, na TV e nos games, isso se deve bastante a Ditko, esse herói oculto do mundo dos gibis, cuja obra não deve ser jamais esquecida.” – Manoel de Souza, Editor da revista Mundo dos Super-Heróis.
Especificação: O incrível Steve Ditko:
|